quarta-feira, 29 de julho de 2015

Bom exemplo. Guarda Civil de SP vai combater tráfico humano

Em uma iniciativa inédita no País, 40 guardas civis metropolitanos de São Paulo serão treinados pelo Ministério da Justiça para auxiliar de forma operacional e preventiva no combate ao tráfico de pessoas. O secretário de Segurança Urbana da capital paulista, Ítalo Miranda, apresentou o projeto no Centro da cidade na segunda-feira, durante inauguração da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A Guarda Civil terá treinamento para detectar casos de tráfico de pessoas em situações como cárcere privado, trabalho escravo e exploração sexual.
Dessa forma, mais atentos aos indícios, os guardas poderão ajudar na identificação e denúncia, repassando informações tanto para Ministério Público do Trabalho como para a Polícia Federal. “Os homens da Guarda Civil serão designados para o centro de formação, onde vão receber instruções de agentes (da Secretaria Nacional de Segurança, do Ministério da Justiça). Esses 40 guardas serão os multiplicadores”, informou Miranda.
A partir da formação desse grupo, com previsão de início na próxima semana, haverá disseminação do conhecimento para o restante da tropa. O trabalho escravo é uma das finalidades do tráfico de pessoas. Por isso, o Ministério Público do Trabalho (MPT) está envolvido nas ações dessa semana, que marca o combate a este crime. A procuradora do MPT, Ana Gabriela Oliveira de Paula, explica que, na área urbana das cidades, predominam o trabalho escravo em confecções têxteis e na construção civil. Já na parte rural, o corte de cana é um dos vilões. (das agências)

Nenhum comentário: