quarta-feira, 29 de julho de 2015

Chegando ao 7o. dia de greve, servidores do IFCE promovem nesta quarta, 29/7, atividades nos campi Crateús, Tauá, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte

Os servidores do Instituto Federal de Educação (IFCE) em todo o Estado do Ceará continuam em greve, por uma pauta de reivindicações gerais e específicas, com destaque para a rejeição aos cortes orçamentários do Governo Federal, pela garantia de recursos para custeio e assistência estudantil, por educação pública de qualidade, por reposição salarial linear de 27,3% e pelo respeito ao direito à jornada de trabalho de 30 horas para os servidores técnico-administrativos. Nesta quarta-feira, 28/7, sétimo dia de greve, os servidores promovem atividades nos campi Crateús, Tauá, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte.

Cada campus receberá a visita de representantes do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE) e do Comando Geral de Greve, para reforço do movimento, debate sobre como vêm sendo conduzidas as atividades no plano local e para definição de novas estratégias de luta, com os próximos passos da greve. Também haverá distribuição de informativos e prestação de suporte aos servidores, também no campo jurídico.

Já nesta quinta-feira, 30, às 16h, acontece no Campus Fortaleza (Av. 13 de Maio, 2081, Benfica), na Portaria do Aluno, um debate aberto a toda a sociedade, sobre questões de gênero e opressão, no contexto da recente aprovação do Plano Municipal de Educação e do atual debate sobre o Plano Estadual de Educação, além de caso de machismo e homofobia registrado durante a assembleia dos servidores do IFCE que deliberou pela greve da categoria.
 
Com o tema “Gênero, diversidade sexual e opressões", foram convidados convidados a compor a mesa da atividade o bancário, professor e lutador social Ailton Lopes, que foi candidato ao Governo do Estado pelo PSOL; a transfeminista e colunista do Brasil Post e da Revista Fórum, Helena Vieira; a representante do Comitê de Autodefesa das Mulheres da UECE e UFC, Nicolle Colares, e o bibliotecário no IFCE Campus Maracanaú e pesquisador de informação, gênero e teoria queer, Gláucio Barreto.
 
Na mesa redonda, que será coordenada pela servidora Patrícia Freitas, deverão ser abordados temas como agenda de políticas públicas sobre a temática de gênero e diversidade sexual; experiências sobre transexualidade e combate ao machismo; violência institucional, assédios e estupros nas instituições de ensino e formas de organização para combater esse tipo de opressão.
 
Para o Comando de Greve do IFCE, um espaço de educação deve formar pessoas isentas de posturas que reproduzam qualquer forma de opressão e violência contra mulheres, homossexuais, negros, pessoas com deficiência, entre tantos outros segmentos excluídos desta sociedade. Por isso a necessidade de manifestar-se contra qualquer postura discriminatória tanto no âmbito do Instituto, como para além de seus muros.
 
Comando de Greve se reúne sexta-feira

Já na sexta, 31/7, às 14h, no Campus Fortaleza (Portaria do Aluno), acontece a próxima reunião ampliada do Comando Geral de Greve.

Novas orientações aos servidores

Nesta terça-feira o Comando Geral de Greve dos servidores do IFCE divulgaram novas orientações aos servidores, levando em conta episódios recentes, ocorridos em alguns campi, envolvendo trabalhadores e estudantes nesse momento inicial da greve. As orientações visam facilitar solução de possíveis situações de conflito, tendo em vista as práticas consolidadas dos movimentos grevistas e o que está disposto na normatividade institucional.

A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE) ressalta que a assessoria jurídica do Sindicato segue à disposição de todos os servidores, em caso de problemas registrados durante o exercício do legítimo direito de greve, e reforça a importância da participação de todos nas atividades de greve já programadas e divulgadas.

Nenhum comentário: