segunda-feira, 27 de julho de 2015

Em Umirim servidores do IFCE promoveram reuniões

A manhã de sábado foi de luta para os servidores do IFCE, em greve desde o dia 23/7. Uma comissão de representantes do Comando de Greve e do Sindicato dos Servidores do Instituto (SINDSIFCE) visitou o Campus Umirim, um dos que simbolizam os problemas enfrentados no processo de expansão acelerada e sem os devidos cuidados e investimentos, por estar localizado ao lado de uma unidade prisional, já tendo sido registradas diversas invasões ao campus e ameaças a servidores e estudantes.

Glácio Araújo e Odilon Monteiro representaram a Diretoria Colegiada do Sindicato na visita, em que houve duas reuniões: primeiro, uma participação na reunião de pais e mestres; posteriormente, um debate com os servidores, na Sala dos Professores do campus.

Participando da reunião de pais e mestres, os servidores assistiram destacaram a motivação e a necessidade da greve, destacando aos pais a importância de manter os filhos na instituição, mesmo se o movimento vier a se alongar por um longo tempo. "A luta e o esforço neste momento são para construir um IFCE melhor, com mais qualidade de ensino para os estudantes de Umirim", destacou Glácio Araújo.

Na segunda reunião, apenas entre os servidores, os membros do Comando de Greve e do SINDSIFCE esclareceram dúvidas quanto à greve, como questões sobre o livro de ponto paralelo, que deve ser assinado pelos servidores, como instrumento de prevenção e proteção contra possíveis retaliações. E reforçaram a necessidade de ampla mobilização, neste momento em que o SINASEFE, sindicato nacional da categoria, participa das negociações dos servidores públicos federais com o Ministério do Planejamento.

"Como proposta de encaminhamento, os servidores sugeriram realizarmos um evento para discutir o que cada campus tem a melhorar, nas condições de trabalho. Um evento reunindo representantes de todos os campi, para um grande levantamento de todos os problemas, passando então à busca de soluções, também como pauta da greve", detalha Glácio. 

"Foi bem proveitosa a visita ao Campus Umirim, onde também reforçamos que o SINDSIFCE está sempre à disposição para ajudar na luta dos servidores", complementa o integrante da Diretoria Colegiada.

Greve continua: confira a agenda de atividades

Segunda, 27/7, 14h - Reunião das assistentes sociais. Na ASSETECE.

Quarta, 29/7 - Atividades em Crateús e Tauá, com um grupo de 
servidores, enquanto outro grupo participa de atividades em Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte.

Quinta, 30/7, 15h - Debate às 15h no Campus Fortaleza, sobre questões de gênero e opressão

Sexta, 31/7, 14h - Campus Fortaleza, Portaria do Aluno - Próxima reunião ampliada do Comando Geral de Greve

Nenhum comentário: