quarta-feira, 29 de julho de 2015

Governador sanciona termo de uso da Universidade Federal do Cariri para fins educacionais


O governador Camilo Santana sancionou, nesta terça-feira (27), termo de cessão de uso do imóvel da Universidade Federal do Cariri, com o objetivo de fomentar o ensino superior público na Região. O equipamento, localizado em Brejo Santo, vinculado ao Ministério da Educação, está sob a responsabilidade da Secretaria da Educação (Seduc).

A cessão de uso do imóvel retornará imediatamente ao Estado, com todas suas benfeitorias, sem qualquer indenização, seja a que título for, caso não seja utilizado para a finalidade a qual se destina. A Lei entra em vigo na data de sua publicação e beneficiará milhares de pessoas que passarão a utilizar o espaço.

Universidade Federal do Cariri (UFCA)

A UFCA baseia suas ações em quatro pilares: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura e tem como objetivo maior promover a inclusão social e o desenvolvimento regional. Criada pela Lei 12826, de 05 de junho de 2013, a partir de um desmembramento da Universidade Federal do Ceará, a instituição é composta por cinco campi.

No Campus de Juazeiro do Norte funcionam nove cursos de graduação (Administração, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Design de Produto, Filosofia, Administração Pública, Música, Comunicação Social – Jornalismo) e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável.


Já no Campus de Barbalha funciona o curso de graduação em Medicina e, no Campus do Crato, o curso de graduação em Agronomia. No Campus de Brejo Santo, funciona a Licenciatura em Ciências Naturais, espaço que também sedia o Instituto de Formação de Educadores. No Campus de Icó, oferta-se inicialmente o curso de bacharelado em História, bem como é sede do Instituto de Estudos do Semiárido.

Nenhum comentário: