quarta-feira, 29 de julho de 2015

Empregados da Caixa são convocados para Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente em 6 de agosto


A mobilização dos empregados é fundamental para forçar a Caixa a retomar as contratações e melhorar as condições de trabalho no banco. Para isso, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) nas negociações com o banco, convoca os trabalhadores a participar massivamente do Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente na Caixa, que será realizado em 6 de agosto.
Na negociação da mesa permanente, ocorrida na quarta-feira da semana passada (22), a Caixa frustrou a representação dos trabalhadores ao não apresentar uma estratégia de como serão repostas as vagas dos empregados que saíram da empresa através do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA).
As primeiras orientações para o Dia Nacional de Luta por mais contratação começaram a ser divulgadas no dia 8 de junho para todas as entidades representativas da categoria. A ideia é realizar uma grande mobilização nas mais de quatro mil agências do banco e nas redes sociais, a exemplo do que ocorreu na vitoriosa campanha pela manutenção da Caixa 100% pública.
Nas unidades, a sugestão da CEE/Caixa – Contraf/CUT é para que federações, sindicatos e Apcefs, de acordo com cada perfil de atuação, organizem as ações. Cartazes com a logo da campanha “Mais Empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil” foram encaminhados para as mais de quatro mil agências.
No dia 6 de agosto, de acordo com as orientações divulgadas, empregados, sozinhos ou em grupo, devem postar fotos nas redes sociais segurando o cartaz e usando a hashtag #MaisEmpregadosJá. As imagens também podem ser enviadas para as entidades representativas e para o e-mail maisempregadosja@fenae.org.br.
“Com a ajuda das entidades de todo o Brasil, vamos mobilizar os trabalhadores, envolvendo também os milhares de concursados que aguardam convocação e a sociedade. Afinal, todos são afetados pela falta de pessoal na Caixa. Os atuais empregados sofrem com sobrecarga e adoecimento, entre outros. Já os que estudaram para o concurso, a cada dia, perdem um pouco da esperança de serem chamados. E a sociedade é obrigada a enfrentar filas e outros problemas nas unidades”, diz Fabiana Matheus, coordenadora da CEE/Caixa – Contraf/CUT.
No site www.fenae.org.br/maisempregadosja, foram disponibilizadas as artes do Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente na Caixa, para que entidades e empregados possam imprimir mais unidades do cartaz e produzir materiais como camisetas, faixas e adesivos, por exemplo. Textos-base de uma Carta Aberta à População e de um abaixo-assinado, assim como todas as orientações da CEE/Caixa – Contraf/CUT, também estão no endereço eletrônico.
No caso do abaixo-assinado, as listas assinadas devem ser enviadas para a Fenae, aos cuidados da CEE/Caixa – Contraf/CUT. O endereço da Fenae é: SRTVS Quadra 701, Centro Empresarial Assis Chateaubriand, Loja 126, Térreo II, Conjunto L, Lote 38, Bloco II, Asa Sul, Brasília / DF - CEP 70340-906. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (61) 3323-7516.
“A falta de empregados é uma realidade em todas as unidades da Caixa Econômica Federal. Com a realização do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA), quase três mil empregados deixaram o banco. É inadmissível que a Caixa ao menos não reponha esses trabalhadores que saíram”, destaca o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Nenhum comentário: