Os consumidores cearenses contam com alternativas valiosas para auxiliar na economia de energia dentro de casa. Troca de resíduos por bônus na conta de luz, troca de lâmpadas e até eletrodomésticos velhos por equipamentos mais novos, tudo à disposição do cliente. São ações que unidas fazem uma grande diferença no bolso ao fim do mês.
A cuidadora de idosos Regina Cláudia é uma das clientes que aproveitam ao máximo um dos benefícios oferecidos pela Coelce para economizar energia. Há quase um ano ela consegue um desconto de 100% na conta de luz, apenas realizando a troca dos resíduos que tem em casa. “Eu vou separando todo lixo que eu produzo em casa e também pego com os vizinhos os materiais recicláveis que eles iam jogar fora”, comenta. Regina é apenas uma de aproximadamente 150 clientes que conseguem zerar a conta de energia com uma ação sustentável e econômica: o Ecoelce.
Desde 2007, o Ecoelce já beneficiou mais de 72,8 mil famílias, atendendo 435.294 clientes cadastrados. O programa ainda contabilizou mais de 20.300 toneladas de resíduos e já ultrapassou os R$ 2.880 milhões em bônus na conta de luz. O projeto conta atualmente com 116 postos fixos e móveis, entre capital e interior do Ceará e está presente em 34 municípios.
Outra grande ajuda para o bolso do consumidor é a troca de lâmpadas incandescentes e geladeiras velhas, responsáveis por um alto consumo de energia. O Programa Troca Eficiente, também da Coelce, facilita a economia realizando a troca desses utensílios por equipamentos mais novos e eficientes. Nos sete anos de existência, o programa já substituiu cerca de 300 mil lâmpadas e 83 mil geladeiras em todo o Estado. Uma dessas geladeiras foi parar na casa da Joelma Nunes. Ela conta que a antiga geladeira já tinha sete anos de uso e consumia muita energia. “Antes minha conta dava 280 reais, aí com a geladeira nova baixou pra 200 e agora já está em 150”, observa.
Na mesma linha do Troca Eficiente, a Coelce promove o Programa Luz Solidária, estimulando o uso de eletrodomésticos eficientes. No projeto os clientes podem comprar equipamentos com até 50% de desconto e dividir o valor desse bônus com um dos 15 projetos sociais beneficiados. Desde o primeiro ciclo, iniciado em dezembro de 2009, foram beneficiados 106 projetos da rede de 40 municípios do Ceará. Além disso, foram vendidos cerca de 30 mil aparelhos e distribuídos 13,5 milhões de reais em bônus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário