sexta-feira, 2 de outubro de 2015

om repasse de R$ 8,9 milhões, MTE cria Universidade do Trabalhador

A mesma tecnologia que permite que milhares de pessoas completem seus estudos pela internet vai estar disponível para a capacitação e qualificação dos trabalhadores brasileiros. Nesta quinta-feira (1º), em Florianópolis (SC), o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, assinou acordo de cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que permite a criação da Universidade do Trabalhador, uma plataforma de capacitação à distância que nasce para ser plenamente customizável e atender a maioria das demandas do mercado de trabalho.
A expectativa é de que os primeiros cursos-piloto estejam prontos em até 60 dias e mais de 12 milhões de trabalhadores possam ser beneficiados em até 5 anos.
Para que a UFSC cuide da construção da plataforma tecnológica e garanta todo o apoio para os primeiros passos da Universidade do Trabalhador, o Ministério do Trabalho e Emprego repassou à instituição R$ 8,9 milhões, para os primeiros 12 meses de trabalho, quando devem ser qualificados 150 mil trabalhadores. “De todas as ações que desenvolvemos até agora essa é a mais importante. A Universidade vai atender o interesse dos trabalhadores brasileiros e será disponibilizada para todas as entidades que tiverem interesse no treinamento e capacitação das mais diversas categorias”, destacou o ministro Manoel Dias no
O sistema desenvolvido pela UFSC ficará interligado com outras plataformas virtuais do MTE, como o CAGED, a RAIS e o Portal Mais Emprego. Serão oferecidos cursos de qualificação do trabalhador em três modalidades: à distância (EAD); semipresencial e com tutoria, dependendo do tipo de curso e do público alvo. “Será a maior e mais importante plataforma de ensino à distância do Brasil, porque ela vai atuar treinando trabalhadores nos quatro cantos do País”, destacou o Secretário Nacional de Políticas Públicas de Emprego do MTE, Geovani Queiroz.

Os recursos para o programa Universidade do Trabalhador são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, que também aposta na qualificação para a melhoria da renda e conquista de melhores oportunidades pelo trabalhador. “Mais do que ceder os recursos, o FAT participa, porque acredita na importância desse programa, que vai chegar em todas as empresas e vai disseminar no Brasil a importância do trabalhador preparado e qualificado” destacou o presidente do Conselho do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), Virgilio Carvalho, presente à cerimônia.

Para a reitora da UFSC, Roselane Neckel, o programa premia o trabalho da instituição no desenvolvimento de novas tecnologias e no ensino à distância. “Somos uma universidade com expertise em ensino a distância e em novas tecnologia e agradeço muito esse reconhecimento, que está pronta para atender e capacitar, em parceria com o ministério, milhares de trabalhadores em todo o País”, destacou. 

Nenhum comentário: