O Prêmio Nobel de Economia de 2015 foi concedido ao escocês Angus Deaton, 69, por seus estudos sobre consumo, pobreza e bem-estar social. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12) em Estocolmo pela Academia Real Sueca de Ciências, responsável pela premiação.
Deaton, que possui nacionalidade britânica e norte-americana, é professor de Economia e Relações Internacionais na Universidade Princeton, nos Estados Unidos.
PhD em Economia pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, recebeu o prêmio por três pesquisas relacionadas, conduzidas ao longo de sua carreira acadêmica. A primeira, conduzida nos anos 1980, criou um sistema para estimar a demanda por diferentes tipos de bens.
Na década seguinte, ele passou a estudar as ligações entre consumo e renda. Mais recentemente, sua pesquisa tem como foco a medição dos padrões de vida e da pobreza em países em desenvolvimento, como a Índia.
“Para desenvolver políticas econômicas que promovam o bem-estar social e reduzam a pobreza, devemos primeiro compreender as escolhas individuais de consumo. Mais do que qualquer outro, Angus Deaton elevou esse entendimento”, afirmou o comitê responsável pela escolha, em nota.
“Ao fazer a ligação entre as escolhas individuais e suas consequências para o cenário agregado, sua pesquisa ajudou a transformar os campos da microeconomia, da macroeconomia e da economia do desenvolvimento.”
Jornal O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário