sexta-feira, 2 de outubro de 2015

40 anos do SINE - Ministro Manoel Dias abre comemorações no DF

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, abriu na manhã desta quinta-feira (1/10), no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as comemorações dos 40 anos do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Durante a sessão de abertura do II Encontro dos Agentes do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, Dias enfatizou a relevância social do Sistema. “Este trabalho alcançou mais de 100 milhões de brasileiros nos últimos 40 anos. Nos últimos cinco anos, foram colocados mais de 13,2 milhões de trabalhadores no mercado de trabalho, com 324 mil postos em 2015,” ressaltou o ministro. 

Em pronunciamento para um público que lotou o auditório do MTE, em Brasília, Manoel Dias destacou a “obstinação dos funcionários”, que atuam em 1.530 postos de atendimento em todo país e anunciou o envio, nesta quinta-feira (1º), do projeto de lei prevendo a padronização do Sine, além de mencionar os resultados obtidos com o Portal Mais Emprego. “Desde 2010, foram ofertados mais de 15 milhões de oportunidades de emprego, com 1,2 milhão de vagas neste ano. Em 15 anos, o Sine intermediou a oferta de 81.902 milhões de vagas, das quais 47 milhões captadas junto aos empregadores,” acentuou.      

Dias ressaltou também que o objetivo do Ministério é o de facilitar que os recursos possam chegar “fundo a fundo” para as secretarias estaduais e municipais, desburocratizando as parcerias e ampliando o atendimento ao trabalhador.    

O secretário de Políticas Públicas de Emprego (SPPE), Giovanni Queiróz, observou que a meta do MTE é de atender com mais proximidade as demandas do trabalhador, através da ampliação das parceiras com os municípios. “Nós temos cerca de 400 municípios que atendem através do Sine. O MTE tem em torno de 500 agências ou superintendências que também atendem. Para alcançar este propósito, precisamos modernizar a nossa relação com os estados e municípios, dando uma nova dinâmica ao atendimento, chegando com ainda mais eficiência na ponta, onde estão os trabalhadores”, disse o secretário.   

encontro prossegue, até sexta (2), com a participação de servidores do MTE e de representantes de governos estaduais e municipais conveniados. No evento, os participantes debatem propostas que visam ampliar o atendimento presencial à população, além de modernizar o atendimento realizado, inclusive pela internet.  

Nenhum comentário: