quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato participou de avaliação sobre a conservação do pássaro soldadinho-do-araripe



A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato participou nos dias 19 e 20 de outubro no Instituto Cultural do Cariri (ICC) da Avaliação Final do Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação do Soldadinho-do-araripe. O plano teve início em 2011 e está sendo encerrado este ano.

O objetivo do PAN do Soldadinho-do-araripe consistiu em planejar e conduzir um programa de monitoramento sistemático para acompanhar os dados sobre o estado de conservação da espécie e subsidiar as estratégias de gestão com informações atualizadas.

O Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni) é uma espécie endêmica da encosta da Chapada do Araripe que está classificada como espécie  globalmente ameaçada de extinção pela perda de habitat, provocada pelo desmatamento e degradação de mananciais, estando entre as 190 aves classificadas como criticamente em perigo de desaparecer no mundo, das quais 22 vivem no Brasil.

Apesar da ênfase do Plano de Conservação na aplicação da legislação ambiental para a conservação das encostas da Chapada do Araripe, existe a necessidade de um maior envolvimento das autoridades ambientais municipais, estaduais e federais, assim como da sociedade civil organizada, para fomentar a aplicação da legislação vigente objetivando a conservação do habitat do Soldadinho-do-araripe e das fontes de água da encosta da Chapada do Araripe.


Em virtude de várias das ações que objetivam a conservação do pássaro ser  de caráter permanente e de outras ainda não estarem concluídas os participantes do encontro propuseram ao Ministério do Meio Ambiente a sua renovação até o ano de 2020.  A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano foi representada no encontro de avaliação pelo Técnico Paulo Botelho.

Nenhum comentário: