terça-feira, 13 de outubro de 2015

Lei estabelece polo gastronômico em Juazeiro do Norte

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, sancionou a Lei de criação do Pólo Gastronômico do município durante solenidade realizada na manhã desta terça-feira. Como definiu em seu pronunciamento, um projeto importante que favorece cerca de 30 estabelecimentos como hotéis e restaurantes que funcionam no bairro Lagoa Seca. Ao município caberão tarefas como a sinalização, melhoria da limpeza pública e malha viária a ponto de criar facilidades ao tráfego e estacionamento de veículos.
O Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) no Cariri, José Bezerra Feitosa Júnior, acrescentou que a entidade responderá pela melhoria da qualificação no Pólo de Gastronomia, coleta seletiva de óleo, produção de cardápios e a escola de idiomas. Para ele, a sanção da lei se constituiu no reconhecimento a um setor que trabalha forte dentro desse segmento de alimentação fora do lar. De acordo com Júnior, o pólo faz aumentar ainda mais a responsabilidade e o desenvolvimento de novos projetos.
Explicou ainda que essa criação representará facilidades em torno de uma série de ações a serem colocadas em prática buscando o fortalecimento do setor e do trade turístico como um todo. Em nome do SEBRAE, o técnico Édio Callou considerou um passo importante por institucionalizar o que já existe na região da Lagoa Seca, onde estão os principais estabelecimentos da gastronomia e hospedagem do Cariri. Ele observou que a Lei fortalece ações futuras no sentido de abrir ainda mais as portas com a divulgação para atrair novos turistas.
No entendimento de Edio Callou todos os segmentos turísticos serão beneficiados no que concorda o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Juazeiro, Antonio Barbosa Mendonça. Como disse, a gastronomia é mais uma opção que se junta ao turismo religioso, ecológico e científico no Cariri. Já o Coordenador de Turismo, José Roberto Celestino, avaliou que a área gastronômica poderá se tornar referência em nível de Nordeste e até nacional ao certificar estabelecimentos e ver o turista sair satisfeito da região.

Nenhum comentário: