quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Deputado Arnon Bezerra lamenta perda de Mauro Sampaio, um homem com capacidade e visão política e administrativa





O deputado Arnon Bezerra usou a tribuna da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 6, para lamentar o falecimento do ex-prefeito de Juazeiro e ex-deputado Dr. Mauro Sampaio. Para Arnon,  Mauro Sampaio foi exemplo de gestor preocupado com a cidade de Juazeiro e um homem de larga visão política e administrativa.

Leia discurso completo da homenagem de Arnon ao Dr. Mauro Sampaio:


SENHOR PRESIDENTE,
SENHORAS DEPUTADAS, SENHORES DEPUTADOS
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES,


Hoje é um dia de tristeza todavia, um dia de orgulho e de homenagem. Orgulho e agradecimento pela vida de Mauro Sampaio de quem nos despedimos ontem, por quem nos emocionamos na sua partida deste mundo.

Um cearense do Cariri, médico que dedicou sua existência aos mais pobres. Tinha talento para exercer a medicina em qualquer lugar do Brasil e do mundo porém, escolheu o sul do Ceará. O Cariri mais necessitado para entregar a sua dedicação de médico e de cidadão.

Cidadão dedicado, escolheu a vida política para prosseguir no caminho de servir ao Cariri, ao Ceará e ao Brasil. Foi prefeito de Juazeiro do Norte em duas oportunidades. Foi nas suas gestões que foi implantada a Chácara Padre Cícero, ampliando, mais ainda, a dimensão religiosa de Juazeiro.

Dimensão religiosa que é fato da história do Juazeiro, mas que dependeu e depende da sensibilidade dos governantes a implantação da estrutura para receber os milhares de romeiros que acorrem à cidade para expressar sua devoção.

Mauro Sampaio foi um dos mais importantes nas iniciativas que valorizam a religiosidade popular.

Mauro Sampaio foi também um grande incentivador do esporte no Cariri. O investimento no Romeirão, o estádio da região que possibilitou aos times locais ocuparem um espaço no futebol nacional, teve seu ponto de partida nas suas gestões.


A esfera universitária também deve muito a Mauro Sampaio.  A Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte foi viabilizada por sua intervenção, assim como as Faculdades Leão Sampaio. Em torno dessas iniciativas pioneiras animou-se um Pólo Universitário que fortaleceu sobremaneira a economia e a sociedade do Cariri.

Estudantes de todo o Ceará, e de todo o país, acorreram àquelas terras para estudar e investir. Uma dinamização que modernizou todos os municípios do Cariri, para além de Juazeiro, Crato e Barbalha. Um desenvolvimento inclusivo, extrapolando positivamente os grandes centros.

Secretário de Planejamento no governo de Plácido Castelo, desde aí Mauro Sampaio demonstrou sua capacidade e visão. Como deputado federal, por cinco legislaturas, nunca se afastou das suas origens, exercendo a medicina no Hospital São Lucas e no Hospital Santo Inácio, na época referência em saúde na região. Mantendo sua dedicação ao Cariri, a par de uma atuação moderna no Parlamento brasileiro.

O seu entendimento e consciência da importância da saúde para a população, levou a mudanças positivas profundas no Cariri e em todo o Ceará.

Sua missão na terra está grandiosamente cumprida!

Mauro Sampaio deixa seus filhos, netos, bisnetos e muitíssimos amigos, consternados e entristecidos com sua partida desta dimensão.

Contudo, confortados e envaidecidos com sua história de contribuições a um Cariri desenvolvido, no caminho de um Brasil mais justo!

Meu abraço a toda a família na pessoa de sua filha Eugenia Sampaio e de seus netos, os médicos, José Mauro Sampaio Bezerra de Menezes e José Arnaldo Bezerra de Menezes Filho.


A vida de Mauro Sampaio nos oferece o legado de confiança num mundo mais solidário e corajoso na luta por um futuro melhor!

Muito Obrigado!  

DEPUTADO ARNON BEZERRA

CÃMARA FEDERAL, BRASÍLIA, 07 DE OUTUBRO DE 2015

Nenhum comentário: