Inserido na agenda de luta em defesa da valorização dos profissionais da educação, realizaremos debate com o Professor e Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE) sobre o PL 2382/2015 - projeto de lei de sua autoria apresentado na Câmara dos Deputados, que amplia o acesso a mestrado e doutorado para os professores, criando a Política de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Educação Básica da rede pública. Como debatedores, teremos o representante da APEOC em Crato Prof. Samuel Siebra e os pró-reitores da URCA Prof. Dr. Alysson Pontes (Pós-Graduação e Pesquisa) e Prof. Dr. Roberto Siebra Maia (Assuntos Estudantis).
O projeto amplia o acesso a cursos de pós-graduação, estabelecendo a criação de novos cursos em regime de colaboração entre Municípios, Estados e União, para professores da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio, da rede pública. Os cursos serão direcionados às áreas de Física, Química, Matemática, Letras, História, Biologia, Geografia, Educação Física, Filosofia, Sociologia, Artes e Educação, com duração de dois anos.
O projeto, que também determina que sejam oferecidas bolsas de estudo para docentes e orientadores e que haja cooperação entre as instituições públicas de ensino superior, já recebeu o apoio de professores cearenses em reunião que contou com a participação do presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo, e da professora Marisa Aquino, assessora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), além de professores da rede pública e de representantes da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).
A propositura também determina que os professores que serão beneficiados com cursos de mestrado e doutorado permanecerão, após a conclusão de sua pós-graduação, trabalhando em sala de aula, pelo mesmo tempo em que foram liberados para os cursos. Ainda de acordo com o projeto, caberá às Secretarias de Educação e/ou de Ciência Tecnologia ofertar os cursos de pós-graduação stricto sensu. As universidades públicas federais, estaduais e municipais serão as responsáveis pela estrutura e pelo funcionamento dos cursos, em parceria com governos estaduais e prefeituras.
“O objetivo é que esse professor, após ter tido acesso a um mestrado ou doutorado, possa beneficiar o estudante com os conhecimentos e experiências adquiridos nessa nova formação”, ressalta o deputado Chico Lopes, que é também autor da emenda que garantiu 1/3 da carga horária dos professores para atividades extrassala.
Dia 6 de maio de 2016, 14h
Câmara Municipal do Crato-CE
Câmara Municipal do Crato-CE
Assessoria do Deputado Chico Lopes (PCdoB/CE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário