COLUNA CARIRI DE HOJE
Olá amigos, leiam na íntegra minha coluna Cariri, publicada na edição de hoje do jornal O Povo.
SOFRIMENTO
O Cariri presencia, este 2008, um dos mais rigorosos invernos dos últimos anos. Não foi só Missão Velha, Aurora (foto), Caririaçu e Lavras de Mangabeira que enfrentaram transtornos com as chuvas. No Crajubar (Crato-Juazeiro-Barbalha), vários bairros tiveram casas foram invadidas pelas águas. As ruas estão esburacadas. A rodovia Crato-Juazeiro encontra-se deteriorada. Já a estrada Crato-Arajara-Barbalha foi destruída em três trechos. Alguns acidentes de carro ocorreram por conta disso. Mas, o pior ainda está por vir: a exemplo de anos anteriores - logo após a temporada das chuvas - ocorre epidemias de dengue... A população caririense carente é quem mais sofre com tudo isso.
NOVO CURSO DE DIREITO
Juazeiro do Norte ganhará em breve mais curso de Direito. A iniciativa é da Faculdade Leão Sampaio. Somado aos outros já em funcionamento: um em Crato (Urca) e outro na Terra do Padre Cícero (Faculdade Paraíso), este novo curso consolida o Cariri como importante pólo de ensino jurídico no Nordeste brasileiro.
ANOTE: REGIÃO ESPECIAL
Até os pernambucanos reconhecem. A afirmação, a seguir transcrita, consta no site da Fundação Joaquim Nabuco, de Recife: “O Cariri cearense costuma ser visto como um tipo de oásis no Sertão, tanto do ponto de vista ecológico quanto climático e hidrográfico. Mas também por critérios culturais, ele geralmente é classificado como uma região especial, diferente do ambiente cultural sertanejo. Até há regionalistas apaixonados que vêem nele o maior reduto da cultura popular nordestina do interior ou do Nordeste em geral, sem achar isto exagerado”.
OUTRA CONQUISTA
O Cariri também vai ganhar o seu parque eólico, ou seja, a geração de energia elétrica com aproveitamento dos ventos. Serão instalados 42 aerogeradores na Baixa do Maracujá, em cima da Chapada do Araripe, no município de Crato. A iniciativa é da SoWiTec do Brasil Energias Alternativas Ltda, com sede em Natal (RN).
RUAS DO CRATO 1
Percebe-se: a população de Crato gostaria de ver preservadas as denominações populares de seus logradouros. As praças São Vicente (oficialmente, Juarez Távora) e a de Cristo Rei (na lei, Francisco Sá) são exemplos disso...
RUAS DO CRATO 2
Crato possui uma rua Antonio Carlos Jobim. Homenageia um compositor que, em vida, sequer ouviu falar na cidade de frei Carlos. Já o maior benfeitor de Crato, dom Vicente de Paulo Araújo Matos, nunca foi homenageado. Até onde vai a ingratidão humana...
A SUCESSORA
A maestrina Izaíra Silvino (regente do coral da Universidade Federal do Ceará) é uma entusiasta das iniciativas do monsenhor Ágio Augusto Moreira (fundador da Sociedade Lírica do Belmonte, que mantém a Orquestra Sinfônica Padre Davi Moreira, Coral Santa Cecília e o Quarteto de Cordas). Depois de residir alguns anos em Brasília, Izaíra pretende se dedicar à Sociedade Lírica do Belmonte, ensinando música principalmente às crianças. Hoje, em meio a muitas dificuldades (incluindo a financeira), monsenhor Ágio educa 150 pessoas, aí incluídas crianças, jovens e adultos.
CARIRIANAS.
Uma certeza inquestionável: dom Fernando Panico é a maior liderança do Cariri. O “povão” o estima. As elites o respeitam. Os poucos incomodados com este fato têm todo o direito de rotular o bispo de Crato de “alienígena”. (...)
DIA DO ÍNDIO
No próximo dia 19, as escolas do Cariri motivarão seus alunos a festejaram o “Dia do Índio”. O Sul do Ceará já foi terra de índios! Há 170 anos - em 9 de setembro de 1838 - chegava a Crato o naturalista escocês George Gardner. Sobre esta cidade, ele escreveu em seu livro de memórias: “Toda a população da Vila chega a dois mil habitantes, na maioria todos índios ou mestiços que deles descendem”. Onde foi parar a herança físico-cultural dos índios Cariris?
SABEDORIA DE VIDA
Padre Manuel Feitosa - pároco da igrejinha de Fátima, em Crato - vive a ancianidade como a etapa mais rica da sua profícua existência. Espalha sabedoria, através da sua atividade sacerdotal. E compartilha seus conhecimentos e experiências acumuladas ao longo da sua vida, na qual só fez trabalhar! Pela primeira vez, padre Manuel Feitosa terá a oportunidade de viajar. Ele irá conhecer Portugal (mais precisamente Fátima), onde passará o próximo 13 de maio no lugar onde Nossa Senhora apareceu...
Nenhum comentário:
Postar um comentário