A grande problemática que vem atravessando décadas a fio impedindo o progresso de cidades, estados e até países é a escassez de emprego - suplemento principal no desenvolvimento da economia das grandes nações.
Atualmente o tema vem sendo explorado com bastante freqüência em função da grande recessão presente nos Estados Unidos. A superpotência, como é conhecida, é a base principal da maioria dos países do terceiro mundo fazendo com que haja, portanto, um grande impacto na economia dos países que dependem de forma direta ou indireta do mesmo.
O tema desemprego está diretamente relacionado com a estabilidade financeira de um país. No Brasil, diferentemente de outros paises, essa realidade começa a tomar novos rumos através dos concursos públicos, sonho de muitos e realização de poucos.
O concurso público é uma alternativa "permanente" de se obter uma carreira progressiva e estável para quem é determinado.
Após a mudança de regime, pela qual o Brasil passou, o país começou a gerar incrementos no setor produtivo e consequentemente abriu grande espaço para a geração de empregos e renda. A grande problemática para quem busca emprego no setor privado é a mão de obra qualificada, fator que exclui grande parte dos brasileiros.
Nos dias atuais essa discrepância pode ser abolida com a legitimidade dos concursos públicos que antes, ficavam limitados à esfera estadual e federal, mas que atualmente ganham espaço na esfera municipal. O ato da criação dos concursos públicos para cargos ligados ao executivo não apenas gera emprego como também coíbe o uso da máquina pública como cabide de empregos na compra de votos.
O prefeito de Missão Velha, Gidalberto Pinheiro pretende regularizar a situação dos cargos que atualmente são temporários, pois com advento do concurso público as vagas que antes eram preenchidas por funcionários contratados, agora seram preenchidas por concursados.
O município de Missão Velha, como a exemplo de outros no país, está mostrando que há uma luz no final do túnel para quem deseja obter sucesso na vida profissional. O processo vai abolir a instabilidade gerada pelos cargos temporários que, infelizmente, ocorre na maioria das prefeituras de todo o país, disse Gidalberto.
São 628 vagas para cargos do nível básico, médio e superior. As inscrições começaram no dia 31 de março e seguem até o próximo dia 11. O edital esta disponível na internet através do seguinte endereço eletrônico: anote,
Nenhum comentário:
Postar um comentário