Um milhão de reais. É o total que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNB) e a Cáritas Brasileira pretendem arrecadar com a Campanha SOS Nordeste para ajudar às famílias afetadas pelas enchentes deste ano. São mais de 700 mil famílias nordestinas que passam por dificuldades por causa das fortes precipitações que caem desde março na região. Só no Ceará, 316.925 pessoas já foram afetadas pelas chuvas em 48 municípios, segundo o boletim de ontem da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Estado.
A campanha, que ficará aberta até o dia 10 de julho próximo, foi anunciada ontem, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja (CPMMI), pela assessora técnica da Cáritas Regional do Ceará, Patrícia Amorim, e pelo bispo diocesano de Limoeiro do Norte, dom José Häring, responsável pelas Pastorais Sociais no Regional Nordeste I da CNBB. Ela disse que, numa primeira fase, a campanha vai prestar socorro imediato junto com a Defesa Civil. "Vamos verificar como estão as famílias, fazer um diagnóstico para saber as reais necessidades e fortalecer as comissões municipais".
Patrícia Amorim informou que a segunda fase da campanha de solidariedade ao povo nordestino será para a reconstrução do que foi perdido. "As casas destruídas são de responsabilidade do poder público, mas vamos reconstruir as alternativas de convivência com o semi-árido como as cisternas e poços, os meios produtivos (lavouras, criação de animais) e o monitoramento da aplicação dos recursos públicos. Saber como serão aplicados".
A terceira e última fase da campanha vai ser para as ações preventivas como a preservação das bacias hídricas. "Nós trabalhamos em articulação com equipes de outros órgãos e a intenção é que as comunidades (afetadas pelas enchentes) tenham acesso à vida digna. Essa é a perspectiva da Campanha", completa Patrícia Amorim.
Solidariedade
O bispo diocesano de Limoeiro do Norte, dom José Häring, disse que a idéia da campanha surgiu durante a 46ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Itaici (SP). Segundo ele, todos os religiosos presentes ficaram tocados pela situação difícil nas estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Lembrou que foi redigida uma nota de solidariedade e os bispos convocaram a sociedade para se empenhar em favor das famílias que perderam parentes, suas moradias, plantios e rebanhos.
Dom José Häring disse que, na ultima missa da Assembléia, realizada em abril passado, com cerca de 300 pessoas presentes, foram arrecadados R$ 13 mil para os que foram vitimados pelas fortes chuvas. "Acho bom que essa campanha seja lançada agora porque talvez muitos já tenham esquecido dessas famílias e agora podem voltar a ajudá-las com as contribuições". Ele disse que, a partir do próximo domingo, as paróquias vão divulgar a Campanha SOS Nordeste em todo o País.
Romildo Marçal, da Diocese de Crateús, lembrou que, no município em estado de calamidade, foi lançada a campanha Abraça Crateús. "Graças a Deus, tivemos uma grande mobilização. Foram formadas comissões para alimentação, saúde, transporte, resgate, infra-estrutura e até para trabalhar o ser humano". Segundo Marçal, religiosos e assistentes sociais visitavam os abrigos fazendo orações, conversando e organizando o ambiente onde ficavam as famílias.
SERVIÇO
Onde fazer as doações em dinheiro: Banco do Brasil: agência 3473-4 - conta corrente 8018-7;
Banco Bradesco: agência 0484 - conta: 66000-0; Caixa Econômica Federal: agência 1041 - operação 003 - conta: 645-0
FIQUE POR DENTRO
A Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e integra a Confederação Cáritas Internationalis, uma das maiores redes humanitárias do mundo, presente em 200 países e territórios.
A entidade atua na defesa e promoção dos direitos humanos; na conquista e controle social de políticas públicas; e no desenvolvimento sustentável solidário. Mais informações pelos telefones: (85)3253 6998 ou (61)3214 5400
Jornal O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário