terça-feira, 13 de maio de 2008

PROJETO LEITURAS NEGRAS DISCUTE 120 ANOS DA LEI ÁUREA, DIA 13 DE MAIO.

O movimento negro da região do Cariri discutirá nesta terça-feira, dia 13 de maio, às 19 horas, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri, os 120 anos da Lei Áurea, através do Projeto Leituras Negras desenvolvido pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho - IEC, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão - PROEX/URCA em parceria com entidades representativas da negritude e a 18ª Crede.

O evento terá como debatedores: Diego César dos Santos, professor de História; João Luiz do Nascimento Mota, Pró-Reitor de Graduação e Ensino, Verônica Neuma, Conselheira Tutelar, ambos integrantes do Grupo de Valorização Negra do Cariri - Grunec e o professor Darlan Reis, pesquisador do período escravocrata na cidade do Crato.

O evento é destinado aos professores do Ensino Básico, coordenadores pedagógicos, militantes dos movimentos sociais e público em geral.

O Projeto Leituras Negras é realizado mensalmente aonde são abordadas temáticas relacionadas ao movimento negro e na ótica do próprio movimento. O projeto visa contribuir com o debates sobre ações afirmativas.

Abolição no Brasil

Em 13 de Maio de 1888 o Brasil desinstitucionaliza a escravidão, abolindo uma significativa massa de homens e mulheres negras de uma infame relação de trabalho e status social. A partir desse dia o trabalho escravo perde amparo legal, o apoio do Estado e seu uso é criminalizado. Para o coordenador Geral da União pela Igualdade Racial - UNEGRO, Edson França a Lei Áurea foi um salto de qualidade na vida institucional brasileira e uma grande conquista popular na medida que foi vitoriosa a dura resistência e luta para o fim da escravidão. Ser ou não ser escravo é condição juridica diferente, pois um escravo é considerado um bem semovente e acrescenta a humanidade superou uma grave deficiência legal e moral quando aboliu e criminalizou a escravidão. Nossa particularidade na passagem do trabalho escravo para o livre resultou em graves problemas sociais que perduram atualmente. Ler artigo de Edson França no site www.unegro.org.br


Serviço
Projeto Leituras Negras
(88)3102-1212 ramal 21235 IEC

Nenhum comentário: