quinta-feira, 28 de agosto de 2008

CARIRI REALIZA SEMINÁRIO PREPARATÓRIO PARA IV ENCONTRO MESTRES DO MUNDO

Por: Luciano Augusto/Site Ceará Agora

A região do Cariri se prepara para realizar o "Seminário para o IV Encontro Mestres do Mundo", no dia 1 de setembro de 2008. Em sua quarta edição, o “Mestres do Mundo” deixa Limoeiro do Norte para o Cariri reforçado com uma outra novidade: a realização dentro de sua programação do “Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares”, promovido anualmente pelo Ministério da Cultura (MinC).

Preparando o terreno para a nova dimensão que o Encontro toma ao somar forças com o MinC, o “Seminário de Educação Patrimonial do IV Encontro Mestres do Mundo” é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará em parceria com o Ministério da Cultura. A programação engloba duas mesas redondas com temáticas que visam explicar, discutir e ressaltar a importância do Patrimônio Imaterial para a cultura.

Participam do Seminário representantes das escolas de ensino fundamental II e ensino médio, além dos secretários de cultura e educação dos municípios do Cariri. O coordenador patrimônio histórico, artístico e cultural da Secult, Otávio Menezes, explica que o seminário é uma maneira incentivar o debate sobre a cultura, sobre o patrimônio imaterial no Cariri, fomentando o interesse da população pelo assunto. “O Seminário é uma aproximação com a escola para divulgar o patrimônio imaterial, para que se entenda o que são os Mestres da Cultura, se entenda a importância da cultura popular. É um evento de pré-lançamento e preparatório para o Encontro dos Mestres”, reforça.

Serviço:

Seminário de Educação Patrimonial do IV Encontro Mestres do Mundo
Local: Memorial Padre Cícero (Juazeiro do Norte - CE)
Data: 01 de setembro de 2008
Hora: 8h às 16h
Mais informações: (85) 3101 6763/ 6792/ 6742

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou mestre Asa Filho do Distrito de Tiquaruçu, Feira de Santana - Bahia. Estarei presente a convite do MinC. no IV Encontro de Mestre do Mundo. Levarei no meu alforge livretos de cordel um Cd antológico de músicas do nosso Grupo Reisado de São Vicente. Folia de Reis e Samba de Roda. Cultura praticada a mais de 200 anos na região.