quarta-feira, 27 de agosto de 2008

POLÍTICA EM BARBALHA

O ano era 1988. Numa vitória previsível, o jovem médico Rommel Feijó, então filiado ao PMDB, chega com facilidade à Prefeitura de Barbalha. Como vice, foi eleito o também recém-formado José Leite, que cursou Economia. Vinte anos depois, os dois estão frente a frente, protagonizando uma das mais acirradas disputas da região do Cariri.

Famosa pela pujança cultural - a festa do Pau da Bandeira, por exemplo -, Barbalha também faz história na disputa pelo comando político da cidade. Ex-membro do PSDB e hoje filiado ao PTB, Rommel voltou à Prefeitura, em 2004, e é candidato à reeleição. O ex-aliado, há dois anos filiado ao PT, é a ameaça mais real e imediata.

Muito diferente de outras localidades cearenses, em que tendências e arcos de alianças misturam-se nos vários palanques, Barbalha preserva bem a clássica divisão entre projetos, visão de cidade e estratégias de poder. Nesse conflito direto, estão de um lado a coligação "Barbalha Quer Mais", liderada por PTB e PSDB, e, do outro, a frente "Por uma Barbalha Diferente", de partidos como PT e PCdoB.

Acusações mútuas
Entre os dois principais adversários, até as acusações mútuas são originais. Rommel diz que José Leite não é da cidade, pelo fato de o petista ter servido por 15 anos ao Banco do Brasil, em Fortaleza. Já o prefeito mora em sua cidade natal, a vizinha Juazeiro do Norte. A rigor, José Leite nasceu no município de Aurora.

Para o petista, um candidato a prefeito já ter assinado uma ficha do PSDB é praticamente uma acusação: "Ele (Rommel) sempre foi do PSDB de Tasso", afirma. "O Rommel sempre trabalhou contra o Lula", completa ele, instantes antes de posar para a foto, em frente a um banner com os seus principais cabos eleitorais: Lula e o governador do Estado, Cid Gomes.

A empolgação do candidato do PT vai aumentando à medida em que vai falando o nome do presidente da República, que, para Leite, é quase sinônimo de urna cheia de votos. Entre outras referências, ele cita o fato de Barbalha já ter dado um dos maiores índices de votação para o atual presidente, em 1998, e nas eleições estaduais de 2006, com Cid Gomes (PSB). "Os candidatos dele (Rommel) aqui foram o Lúcio (Alcântara) e o (Geraldo) Alckmin", arremata.

Em todo o Brasil, PT e aliados estão "colando" a figura de seus candidatos a imagens de líderes políticos maiores, com o objetivo de tentar se capitalizar eleitoralmente. Do alto de quem já derrotou o PT, nas eleições municipais passadas, o candidato à reeleição desdenha do método. "A campanha do PT é igual em todo canto", diz Rommel. "É sempre o esquema de achar que vão ser eleito por causa do encosto, mas esquecem do Município", afirma.

Para o atual prefeito, o que faz a diferença em uma campanha eleitoral não é quem está na foto, ao lado do candidato, e sim a percepção que a população tem da administração. "Em Barbalha, eles (oposição) estão misturando arroz com fumo". Para o prefeito, os cabos eleitorais dele são ele mesmo, o candidato a vice-prefeito, Ericson Sampaio (PSDB), e os que estão concorrendo à Câmara Municipal. E o Tasso, vai subir no palanque? "Ele é atual, se recicla e comparece", elogia o candidato à reeleição, informando que o senador deverá estar em um comício na cidade, na próxima quarta-feira.


E-Mais

Correndo bem por fora na disputa está o candidato do PSol, Francisco de Assis. Praticamente sem infra-estrutura para a campanha, ele não foi localizado pelo O POVO em Barbalha.

Na cidade, também não há sinal de militância do partido. O concorrente só foi visto na página da Justiça Eleitoral. Na urna, seu nome estará registrado como Tiquinho.

Jornal O Povo

10 comentários:

Unknown disse...

Despreparado, preconceituoso, anti ético, alheio ao proceso historico da construção politica de BArbalha! O desenformado jornalista é tão alheio que desconhece que OS MILITANTES DO PSOL - FORAM OS FUNDADORES DO PT E QUE MILITARAM POR 2O ANOS NESSE PARTIDO.

ELE DEVERIA SABER QUE O PSOL É O ÚNICO PARTIDO QUE TEM ESTRUTURA IDEOLÓGICA E PROJETO FUNDAMENTADO NUMA EXPERIENCIA POLITICA DE 2O ANOS DE MILITANCIA PARA CIDADE.

DEVERIA DENUNCIAR QUE AS CAMPANHAS NESTA CIDADE FEITA PELOS PARTIDOS QUE SE FINGEM ADVERSÁRIOS SÃO DESPORVIDAS DE PROJETOS PARA CIDADE E QUE SE RESUMEM APENAS A FOGOS E CARROS DE SOM.

AGENTE NÃO "CORRE POR FORA" A GENTE CORRRE POR DENTRO DA FORMA COERENTE E HONESTA DE FAZER POLITICA.

É POR COMENTARIOS PRECONCEITUOSOS COMO ESTES QUE O CARIRI ESTÁ ATROFIADO NO CENARIO ECONOMICO E POLITIO ESTADUAL E NACIONAL.

Unknown disse...

Simplismente o melhor prefeito que ja vi...
O Sr.ROMMEL tem uma grandioza capacidade de sim comandar a barbalha por muito mais..
Foi o unico que fez por barbalha..
Outros so deixaram rombos nos bolsos dos professores e obras inacabadas com material de pessima qualidade...
O candidato do PT (ZE LEITE)nunca foi de barbalha e so veio ate aqui presente atravez de um senhor chamado JOAO HILARIO e sua legitima mulher BETILDE que por muito tempo briga por a prefeitura desta cidade maravilhosa citada...
Aqui quem fala é: Alberto Sa Cavalcante Sampaio

Unknown disse...

Simplismente o melhor prefeito que ja vi...
O Sr.ROMMEL tem uma grandioza capacidade de sim comandar a barbalha por muito mais..
Foi o unico que fez por barbalha..
Outros so deixaram rombos nos bolsos dos professores e obras inacabadas com material de pessima qualidade...
O candidato do PT (ZE LEITE)nunca foi de barbalha e so veio ate aqui presente atravez de um senhor chamado JOAO HILARIO e sua legitima mulher BETILDE que por muito tempo briga por a prefeitura desta cidade maravilhosa citada...
Aqui quem fala é: Alberto Sa Cavalcante Sampaio

Unknown disse...

Zé Leite pode sim ter passado 15 anos fora,mais tem um passado limpo e competente ao contrario do atual prefeito Rommel.Que por sinal se envolveu com o escândalo das ambulância que nunca vimos na nossa cidade e o sanguessuga.Fora as promessa não cumpridas,o asfaltamento da zona rural a criação de uma usina de cana de açúcar,a atual que temos em Barbalha foi desativada no primeiro ano de governo de Rommel e tem mais um tal de shopping 24 horas que nem um metro do terreno o povo ver.
É isso que vocês chamam de FAZER MUITO MAIS?

Thales Henrique Magalhães Dantas "COXINHA"
Tenho 17 anos e sou Primo de Josafá Magalhães

Neto Sobral disse...

BARBALHENSES, estamos na reta final das eleições 2008, vamos eleger o melhor para nosso município, votando Zé Leite 13, você esta votando para uma BARBALHA MELHOR PARA TODOS!
Um forte abraço e até a vitória do 13.

È 131313131313131313131313 é 13...

Unknown disse...

é 13............
pra mudar a barbalha....
uma barbalha melhor para todos........
vote zé leite 13.....
e tales para vereador com numero>>
40852.............

igor disse...

LAMENTO PROFUDAMENTE, QUE ESTES BARBALHENSES QUE FALARAM DO CANDIDATO DO PT NESTE BLOG, NÃO TÊM O MENOR CONHECIMENTO DESTE CIDADÃO, POIS ÊLE FAZ 18 ANOS QUE SAIU DE BARBALHA, E A ESQUECEU. AGORA VOLTA PARA QUERER SER, SEU DIRIGENTE.NÃO ! O POVO DE BARBALHA TEM VERGONHA NA CARA.DR.ROMMEL,ESSE SIM,MERECE O NOSSO RESPEITO, CREDIBILIDADE,VOU CITAR SÓ 2 OBRAS PARA CALAR A BOCA DESTES IGNORANTES:1=FACULDADE DE MEDICINA,HOSPITAL DE ONCOLOGIA.SERÁ SE O POVO DE BARBALHA É INOCENTE?,QUE VIU SUMIR, 1= R$ 1.482.000,00 AGORA MAIS 2= R$1.200,000,00 EM CAMPANHAS POLITICAS,E NÃO VAI SER TERMINADO O CANAL DO DNCS(ESGOTO)?.VEJAM BEM, O POVO É SÁBIO E VAI DAR A RESPOSTA DIA 5 DE OUTUBRO, NAS URNAS.

Unknown disse...

Nao estou aqui para criticar ninguem! E sim defender meu partido! Rommel, esse sim tem q ser e continuar sendo prefeito dessa cidade linda q é barbalha! ja passou muitos anos administrando barbalha, soube conquistar cada cidadado! com respeito, humildade, cinceridade, dedicação e muito trabalho! por isso ROMMEL E ERICSON HOJE, DIA 05/10/2008 VAO MAS UMA VEZ MOSTRAR A BARBALHA Q É O 14! E NAO TEM PRA MAS NINGUEM!

gardenal disse...

Estou aqui novamente com todo prazer só pra dizer a quem defendeu o tal Rommel Feijó.É de da penda mais a mamada chegou ao fim,Rommel um derrotado que cantou vitoria antes do tempo,Agora eu quero saber de uma coisa...Porque "Rommel Feijo que ama Barbalha" ta deixando 2000 alunos sem transporte escola,por falta de pagamento.é ta se sacudindo pra pagar os rombos da prefeitura...
A lapada foi só de 2327 votos...
Éééééééé VITORIA!!!

joão marujo disse...

olá,amigos de barbalha é com enorme prazer que venho aqui postar o meu documentário .Começo por saudar as gentes de BARBALHA da forma como me acolheram.Gente simples modesta e de grande espirito de luta.Tive a sorte na minha viajem de tão grande distânçia até á terra dos famosos cariris e assistir inloco á campanha eleitoral para a prefeitura.Juro que nunca tinha assistido a tamanha festa da politica e que o digam os meus tipanos durante esses 20 dias de festança.Simplesmente inédito na minha vivençia,nunca tinha assistido a uma campanha de mentiras com tanta alegria. Jamais me passou pela cabeça 1 dia assistir a um comiçio de um candidato a perfeito de BARBALHA.mas o amor tem destas coisas.Foi o que aconteçeu, e no final dei o meu palpite sobre o Drº ROMMEL e disse para que me acompanhava (este homem já perdeu)então a pessoa me questionou.Porque afirma esse palpite com tanta convicção? Eu respondi apenas o homem está desgastado para a politica. Só falou de um programa que já tinha passado ,e nada ou pouco adiantou para o futuro de BARBALHA . E no domingo ao final do dia lá estava o resultado ,tinha sido derrotado ,não pelo advesário mas sim por si próprio.Mas politicas internas á parte,faço uma apreciação á cidade e ás suas gentes como turista claro.Começo pela falta de higiene básica no mercado publico..meus amigos já viajei a Angola um país com graves situações de sanidade publica e não encontrei lá nada parecido com o que me foi apresentado ver aqui num páis desevolvido .Pedi á pessoa minha amiga que me leva-se no mercado para comprar peixe, peixe tinha mas as moscas tomaram conta da banca nem se via o peixe.já não falando na carnee frutas e legumes.As lojas de comérçio não respeitam os limites do seu próprio espaço comercial invadindo as calçadas com expositores de artigos .Os peões tem que passar ao lado na rua sujeitos a serem abalroados por um condutor,tipo saiam da frente ou passo por cima. Os transportes públicos precários ,os onibus parecem socateados ,sem o minimo de condições de locomoção nem para os passageiros. Não existe uma disciplina rodoviária. Os motoristas de onibus não sabem mais onde é a paragem.Mais uma vez parecia que tava em África.Motos chamadas de mototáxis são tantas como as moscas que vi no suposto mercado,sem regras ,sem respeito pelos peões nas poucas passadeiras que por ai vi.Aliás deve ser mal geral no BRASIL onde os veiculos teem prioridade sobre os peões nas passadeiras.Mem compreendo porque colocam as passadeiras!!!Saneamento básico,esgotos ao ar livre,calçadas sem estética, ruas esburacadas, lixo,muito lixo juro nesses dias nunca vi um carro do lixo.Vi algumas pessoas apanharem o lixo para um camião de mercadorias,atiravam e logo na próxima lombada os sacos caiam e lá ficavam. Nunca vi um veiculo da prefeitura fazendo lavagem das ruas,o cheiro é mauseabundo.Falo do barulho do som essurdeçedor das caixas de musica de pessoas que acham que todo mundo gosta de ouvir musica aos berros , nem se pode estar numa esplanada tomando um copo sem ter que levar com esse banho de mau gosto.E a rádio local que começa aos berros logo que o sol raia... e a policia? onde para?Só dei por eles no dia das eleições.Áh e recostados numa cadeira dum boteco junto á estrada se refrescando depois de um dia de arduo trabalho, coitados.Falta uma rede de transportes publicos dignos para a população e seus visitantes.O Transporte escolar sem condições de segurança onibus com janelas sem vidros,saltando com falta de molas ,os alunos mais pareçem pipocas saltado na panela.As pessoas recorrem ás mototáxis ou aos transportes alternativos sem seguro de acidente,transportadas feito animais em carros de mercadorias,uma mistura de pessoas e bagagem feito por particulares em condições desumanas.Estradas de acesso muito degradadas ,um caos para os mais incautos ,a cada metro tem uma armadilha fatal.Condutores suicidas sem respeito pelas regras ,vale tudo menos tirar olhos,safe-se quem puder. O CALDAS sitio aprezivel onde a natureza se armoniza com os seus frequentadores,mas muito mal cuidado, os acessos são de tirar o apetite ao mais sedento de um banho fresco nesse clima de torrar a alma .ARAJÁRA LINDOOOOO de morrer juro adorei ,fique encantado .Mas uma estrada de acesso mais pareçe um caminho de cabras,uma pena ARAJÁRA mereçe outro olhar.Mas BARBALHA tem coisa otimas de ficar com inveja. Quem me dera ter um hospital como BARBALHA na minha cidade. Francamente tenho que dar os parabens a quem fez o feito.Parabens ás gentes de BARBALHA que vivem o seu dia a dia nessas condições ,são uns valentes. POIS É SRº FUTURO PREFEITO AQUI DEIXEI UM OLHAR DE TURISTA SOBRE A SUA CIDADE ONDE FOI ELEITO.Gostaria de ter outra opinião sobre a sua cidade num próximo documentário.É já agora peço-lhe uma uma dica.Qual o hotel que me posso hospedar ai na sua cidade na minha próxima visita?OBRIGADO GENTE DE BARBALHA PELO CARINHO. E TAMBEM UM ABRAÇO PARA ANAUÁ DESTRITO DE MAURITI. BEM HAJAM