domingo, 5 de outubro de 2008
APURAÇÃO DOS VOTOS
Quarenta segundos. Esse é o tempo médio que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) calcula que cada eleitor brasileiro usará para votar neste pleito de 5 de outubro. Neste espaço de tempo e para votar duas vezes, cada eleitor, se não errar, vai ter que apertar, pelo menos nove vezes as teclas da urna eletrônica: para escolher o seu candidato a vereador ele terá que pressionar cinco vezes as teclas, uma a mais, para confirmar o voto, duas para votar para prefeito e uma última para, novamente, confirmar o voto.
E, embora o TSE preveja que já às 22 horas do domingo serão conhecidos os vereadores e prefeitos eleitos, assim como os candidatos ao segundo turno, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará prefere não fazer prognóstico. Mais cauteloso, o TRE/CE, através da sua Assessoria de Comunicação, explica que, embora o Tribunal Regional acompanhe a previsão do TSE, acha melhor não fechar questão quanto a um determinado horário, para não criar expectativas.
A preocupação do TRE/CE é de que não pode ser descartada a possibilidade de que surjam problemas que fujam ao controle do Tribunal e que acabem atrasando a totalização e divulgação do resultado final do pleito. Para Carlos Sampaio, responsável pelo Sistema de Informática do TRE/CE, questões como a falta de energia, votação manual e problema na linha de comunicação podem resultar em atraso.
- A orientação do TRE/CE para todas as zonas é de que elas trasmitam o resultado para que a totalização seja feita nos computadores do Tribunal. Assim, qualquer dificuldade ou atraso vai acabar, consequentemente, atrasando a totalização e a divulgação do resultado final, explica.
Assim, ao anunciar um horário previamente, o TRE/CE pode gerar um clima de ansiedade desnecessário. O Tribunal acredita que, praticamente em todas as sessões eleitorais do Estado, a votação deve ser concluída às 17 horas, havendo apenas uma ou outra sessão com retardatários. O otimismo é justificável porque, segundo o TRE/CE, o eleitor cearense, de um modo geral, já está devidamente familiarizado com a urna eletrônica e sabe manejá-la com certa desenvoltura.
Na eleição de 2006, a última atualização, o resultado final dos votos apurados no Ceará, foi divulgada às 4h16min do dia 2/10/2006, onze horas e dezesseis minutos depois do encerramento oficial da votação. Mas, a votação em 2006 foi mais demorada porque incluiu a computação de votos para cinco cargos eletivos: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
foto: www.al.ms.gov.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário