Com apenas dois anos de fundação no Ceará, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) saiu da sua primeira eleição municipal no Estado com um número expressivo de prefeitos eleitos, 17 no total. Em termos proporcionais, foram 119 vereadores eleitos em vários municípios, incluindo Fortaleza, onde o vereador Gelson Ferraz obteve uma votação expressiva, sendo reeleito. O próprio vereador, que é presidente do diretório municipal, avalia que, em âmbito estadual o partido saiu fortalecido dessa eleição e se configurando como uma das grandes legendas com atuação no Ceará.
O PRB ficou na quarta colocação entre os partidos que mais elegeram prefeitos, estando à frente de legendas importantes e com atuação já histórica como é o caso de PT, PDT, PTB, DEM, e PPS. Antes dos republicanos, só PSDB que elegeu o maior número de prefeitos; PMDB, do deputado federal Eunício Oliveira, e o PSB, do governador Cid Gomes.
Analisando a frieza dos números, o resultado é expressivo para uma sigla ainda desconhecida do eleitorado antes dessa eleição, mas há uma explicação para o crescimento: foi o partido que abrigou uma parte dos aliados do governador Cid Gomes e do deputado federal Ciro Gomes que, por motivos diversos, não puderam se filiar ao PSB, partido em que hoje estão filiados o governador e o deputado federal, seu irmão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário