segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

HABILITAÇÃO NO CARIRI

As mudanças no processo de habilitação entraram em vigor desde o ultimo dia 1º de janeiro, e as auto-escolas já registram crescimento significativo na procura pela primeira carteira de motorista no Cariri.

No Cariri mais de seis mil pessoas estão inscritas há meses, à espera da comissão, vinda de Fortaleza, para ministrar a chamada aula prática que consiste nos exames de rua, baliza e garagem. A maioria dos candidatos já fez os exames teóricos necessários e o pagamento da taxa de R$ 730,00. Eles reclamam da exorbitância das taxas, do atendimento no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), localizado em Juazeiro do Norte e da demora na vinda da comissão.

A dona de casa Maria Magnólia Silva, residente em Crato, conta que sua filha, Michelly Mendes Ferreira Silva, 22, fez a inscrição há dois meses e a explicação dada pelo Detran, segundo ela, é que ainda não foi definida a data da vinda da comissão. O pastor evangélico Geraldo Firmino Gonçalves do Nascimento, veio de Natal, no Rio Grande do Norte, para tirar no Cariri sua carteira de motorista e está na casa de parentes esperando o dia de realizar os exames. “Com a carteira de motorista se adquire uma profissão que nos ajuda a ingressar no mercado de trabalho”, observa o pastor, lamentando a ausência de uma comissão permanente no Cariri e a negligencia da bancada dos deputados da região em relação ao assunto.
O superintendente regional do Detran no Cariri, José Batista Neto, entende a reclamação dos candidatos e acha necessária a permanência da comissão na região, mas observa que isto é uma decisão política e não do Departamento de Trânsito do Ceará.

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu mudanças na carga horária das aulas de legislação e direção que passou de 30 horas para 45 horas. O tempo das aulas de direção também sofreu mudanças, aumentando de 15 para 20 horas. Foram ainda incluídos novos conteúdos no curso de legislação, como as conseqüências da ingestão de bebidas alcoólicas e cuidados especiais com motociclistas.

Por Wilson Rodrigues
Repórter

Um comentário:

Carcia Murray disse...

Considero um absurdo o fato de se ter que pagar exorbitantes valores para se adquirir a CNH e ver que muitas rodovias e estradas no Brasil são vergonosas e caóticas!! Fico muito triste com esta realidade..porque sei que as coisas poderiam ser diferentes!!!