segunda-feira, 4 de julho de 2011

HOMENAGENS A ADAUTO E HUMBERTO BEZERRA

A Prefeitura de Maracanaú vai homenagear Adauto Bezerra, César Cals (In Memoriam), Humberto Bezerra e Virgílio Távora (In Memoriam) com a medalha “Tenentes Raimundo e Mário Lima”. Essa medalha foi criada através da Lei 1.665, de 7 de abril de 2011, com o objetivo de homenagear anualmente quatro personalidades que se destacaram ou contribuíram para o processo de emancipação de Maracanaú. A medalha recebe os nomes dos tenentes Raimundo e Mário Lima por serem os primeiros que tentaram emancipar o Município. A solenidade acontecerá no Palácio do Jenipapeiro, localizado na Rua 1, n° 652, Bairro Novo Maracanaú, a partir das 16h30min, do dia 4 de julho - data em que Maracanaú foi desmembrada de Maranguape em 1983.

Homenageados: César Cals governou o Ceará de 1971 a 1975. Em 1972, construiu a Central de Abastecimento do Ceará S.A - Ceasa-CE por meio do Programa Nacional do Controle de Abastecimento de Produtos Hortigranjeiros. Humberto Bezerra foi prefeito de Juazeiro do Norte, entre 1963 e 1966, e vice-governador do Estado no governo de César Cals. Durante o seu mandato de vice-governador, assumiu como o primeiro secretário de assuntos municipais do Ceará e fortaleceu as atuações do deputado estadual José Mário Barbosa no processo de emancipação de Maracanaú. Virgílio Távora governou o Ceará por duas vezes, 1963-1966 e 1979-1982. Em 1979, criou o Distrito Industrial de Maracanaú, quando ainda era distrito de Maranguape. Preocupado com a moradia dos operários, teve a idéia dos conjuntos habitacionais Jereissati I e II, Timbó, Novo Oriente, entre outros. Adauto Bezerra foi governador do Ceará em 1975-1978 e vice-governador em 1983-1986 na gestão de Gonzaga Mota. No dia 4 de julho de 1983, o então governador interino do Ceará, assinou a lei que tornou Maracanaú um município independente de Maranguape.

Projeto Vida Pública: A Fundação Demócrito Rocha realizou uma pesquisa histórica sobre as vidas dos homenageados e serão documentadas na Revista Vida Pública, com tiragem de 30 mil exemplares, que circulará juntamente com o Jornal O Povo no dia 4 de julho, além de um documentário com debate jornalístico com duração de 40 minutos, a ser exibido pela TV O Povo às 13 horas. Na solenidade de entrega das medalhas, também haverá distribuição da Revista Vida Pública e será apresentado um compacto do documentário exibido pela TV O Povo.

Nenhum comentário: