O projeto de autoria do segundo vice-presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, deputado Tin Gomes (PHS), defende a instalação de divisórias individuais e câmeras de segurança nas agências bancárias do Estado, além de proibir o uso de celular dentro dos estabelecimentos.
Com isso, o parlamentar quer colaborar com a redução das constantes saidinhas bancárias. Segundo ele, esse tipo de ocorrência tem crescido no Ceará. “O bandido olheiro observa silenciosamente as pessoas que estão na fila, de forma a identificar as que façam saques e que tenham algum tipo de vulnerabilidade. Feita a identificação da vítima, a mesma é seguida até algum ponto que permita a prática do delito. Muitas vezes, nas imediações ou no próprio estabelecimento”, explica Tin Gomes.
Para o deputado, a implementação das medidas vai inibir principalmente a atuação do “olheiro”. E podem ter impacto nos grandes assaltos. De janeiro a julho deste ano, foram registrados 18 ataques a bancos. No ano passado, foram 30. “Enquanto fornecedores de serviços, os estabelecimentos devem prestar segurança ao seu usuário consumidor. Isso significa que, uma vez prestando o serviço na própria agência, deverão sim arcar com a segurança de sua prestação, sob pena de responsabilização civil e criminal pelos prejuízos de seus clientes”, pontua.
Agência da Assembleia Legislativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário