domingo, 3 de julho de 2011

SÃO JOÃO DE MARACANAÚ 2011 HOMENAGEIA O CENTENÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE

O Centenário de Juazeiro do Norte é homenageado na VII edição do São João de Maracanaú, reconhecido como um dos maiores e melhores do Brasil. A homenagem será realizada no dia 04 de julho, a partir das 19 horas, com a participação dos cantadores, Pedro Bandeira e Zé Morais, e do compositor Evaldo Gouveia. Na ocasião, o grupo Garajal também apresentará a esquete sobre Padre Cícero.

A homenagem acontece na cidade cenográfica “Vila Padre Cícero”, que é uma réplica da antiga cidade de Juazeiro do Norte e conta com uma estátua de seis metros de Padre Cícero, a Igreja Matriz e o Museu do Padre Cícero. Além de ter também a Casa de Farinha e Tapioca, o Engenho com Rapadura Gigante de Pindoretama, a Fazendinha, a Casa do Cordel, a Radiadora, Engenho de Cachaça e um restaurante de comidas típicas do Ceará.

Até 17 de julho, de 19 horas à meia-noite, acontecerão exibições artísticas e culturais na Cidade Cenográfica. A banda de Pífano de Aquiraz, o teatro de Itapajé, danças folclóricas, violeiros, grupos de forró pé de serra e de música sertaneja são algumas das atrações que se apresentarão no local.

O evento

O São João de Maracanaú 2011 ocorre de 01 a 17 de julho, em um espaço de 21,6 mil m², localizado na Avenida I, entrada do bairro Jereissati. A expectativa é de que mais de um milhão de pessoas participem este ano.

O evento é marcado pela diversidade na programação, que envolve desde shows de artistas nacionais até apresentações de dança e de teatro de grupos cearenses. Este ano, a Festa conta com a participação de dez municípios cearenses – Guaiúba, Eusébio, Aquiraz, Itaiçaba, Quixadá, Itapajé, Viçosa, Juazeiro, Altaneira e Maracanaú – que apresentarão na Cidade Cenográfica sua música, dança, artesanato e comida típica.

Entre as atrações estão os três festivais de quadrilha (Infantil, Municipal e Estadual), que juntos reúnem mais de 80 grupos, com cerca de cinco mil participantes. Já na programação de shows, são mais de 20 bandas nacionais e locais. Na Cidade Cenográfica, o tradicional Festival de Violeiros do São João de Maracanaú, com cantadores e repentistas do Ceará e Nacionais, também merecem destaque.

Infraestrutura

As bandas de forró irão se apresentar em dois palcos e os grupos da dança típica dessas festividades num quadrilhódromo com capacidade para quatro mil espectadores. Barracas de alimentação, camarotes, portarias e parque de diversões completam a estrutura, montada para receber cerca de 80 mil pessoas em cada um dos 17 dias de festa.

Para garantir a segurança dos visitantes, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e segurança privada, totalizam um efetivo de aproximadamente 250 homens por noite. Ambulatório médico e duas ambulâncias também estarão de plantão.

Geração de renda

Mais de mil empregos devem ser criados durante as festividades e a expectativa é de um crescimento de 20% na vendas, o que deve ocasionar a movimentação de aproximadamente R$ 2 milhões. Seiscentos postos de trabalho diretos serão disponibilizados, incluindo os vendedores alojados na parte externa da cidade cenográfica.

Programação

Shows
A partir das 22h
1º - Psirico, Amor Real e Furacão do Forró
2 – José Augusto, Lagosta Bronzeada e Forró no Jeito
7 – Léo Magalhães, Etc e Tal, Banda Libanus
8 – Limão com Mel, Forró dos Plays e Caviar com Rapadura
9 – Forró do Muído, Solteirões e Forró no Jeito
14 – Garota Safada, Mirela e Doce Aventura, Natália e Forró do Retetê
15 – Dorgival Dantas, Taty Girl e Forró Styllo
16 – Alceu Valença, Waldonys e Forró Balancear
17 – Aviões do Forró, Lagosta Bronzeada, Etc e Tal

Festivais de Quadrilhas
1º a 4 – V Festival Infantil de Quadrilhas Juninas
5 a 13 – XXV Festival Municipal de Quadrilhas Juninas
14 a 17 – Festival Estadual.

Festival de Violeiros
12 a 14

Festivais Culturais
13 a 15 – II Festival de Desafio, Poesia e Cultura em Maracanaú


Programa Cidade Cenográfica

01/07/11 – Sexta-feira
19h: Abertura com a Orquestra de Pindoretama
20h: Tinoco Voz e Violão
21h: Pé de Serra Alternativa

02/07/11 – Sábado
19h: Banda de Pífano de Aquiraz
20h: Teatro de Itapajé
21h: Pé de Serra Pisada do Xote Frandinha

03/07/11 – Domingo
19h: Apresentação da Quadrilha Mandacaru de Itapajé
20h: Leyde e Damata
21h: Pé de Serra Josimar

Nenhum comentário: