Em participação ao programa “Assunto de Estado” transmitido ontem à noite pela TV Senado, o senador Eunício Oliveira (PMDB) defendeu a valorização do professor e a política de investimento em educação de qualidade como pilar para dar seguimento ao desenvolvimento econômico do Ceará. A resposta foi feita após questionamentos de populares sobre os problemas relacionados à área da educação no estado. Também participaram do debate os senadores Inácio Arruda (PC do B) e José Pimentel (PT).
Segundo Eunício, o Ceará vive hoje uma perspectiva de crescimento que é concretizada através dos investimentos e obras que estão em andamento. “É preciso capacitação para oferecer mão de obra qualificada. Hoje no Ceará tem emprego procurando gente”, garantiu.
Eunício destacou a parceria entre os governos federal e estadual na ampliação do ensino técnico, através das escolas profissionalizantes. De acordo com ele, já são 76 escolas desta modalidade inauguradas no Ceará que vão ajudar na capacitação dos jovens, interiorização dos investimentos e redistribuição demográfica. Mesmo com as melhorias e destacando o Ceará como estado que mais conseguiu melhorar os índices de aprendizado, Eunício defendeu a implantação do piso salarial dos professores. “Há um compromisso do governo do estado para implantação do piso, e há o nosso compromisso para incentivar essa valorização”, argumentou.
Para ele, é preciso também que o governo federal ofereça suporte financeiro para que os estados e municípios tenham condições de pagar o valor do piso nacional. Como solução a longo prazo, Eunício defendeu que parcela dos recursos obtidos através dos royalties do petróleo do pré-sal sejam direcionados para a área da educação e assim modificar o cenário não apenas na remuneração dos professores, mas na capacitação dos profissionais e infraestrutura e serviços das escolas. “Não é justo que uma riqueza, que é de direito de todos os brasileiros, fique concentrada apenas em três estados. É preciso distribuir com todos e direcionar para custeio em educação”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário