terça-feira, 15 de abril de 2008

A IMPRENSA COMBATEU O MARCATISMO

Nos tempos de inquisição nos Estados Unidos tinha uma figura chamada Joseph McCarthy, um senador anticomunista e que tinha uma tendência ao autoritarismo. A guerra fria favoreceu esse tipo de postura. Entretanto, McCarthy perseguia a todos que achava ser comunista ou de esquerda. Mas, naquele período surgiu um grupo de jornalistas coordenado por Ed Murrows que ficou contra as atitudes de Mccarthy.

Esse período é retratado no filme Boa Noite, Boa Sorte, dirigido pelo ator George Clonney. O jornalista Murrows combateu, denunciou e fez Mccarthy recuar e até ser investigado. Uma demonstração de que o jornalismo, mesmo nas terras do Tio Sam pode ter um papel importante para combater as perseguições.

No Cariri esse Marcatismo existe sim. Concordo com Dihelson, na postura de alguns políticos que, ao se sentirem criticados partem para cima da imprensa. Outra prova de Marcatismo é a postura com os movimentos sociais que se vê no Cariri. Na Urca, e isso é importante que se diga, o Marcatismo é claro. Basta ver, repito, a postura da atual direção da Instituição na última greve dos professores.

A imprensa na pode ficar calada, pois se tivermos que calar, é melhor acabar com todos os veículos de comunicação e voltarmos para a ditadura.

Toda vez que certo gestor fala da imprensa, generalizar sem apontar nomes, está sendo desonesto e está perseguindo uma categoria que tem muito contribuído com o Cariri. Se tiver que receber críticas por ter essa postura, então que venham as críticas.

Sobre o filme: George Clonney se superou com o filme Boa Noite, Boa Sorte, expressão dita todas as noites por Ed Murrows ao terminar seu programa. Como não sabia o que estava por vir, desejava aos telespectadores uma boa sorte, pois os dias eram difíceis. O filme retrata a difícil tarefa de se combater os poderosos com a palavra e com fatos que comprovam a intolerância das ações de certos “políticos”, sejam de esquerda ou de direita.

texto publicado hoje no blog do Crato

Nenhum comentário: