sexta-feira, 9 de maio de 2008
CEARÁ 4º NO RANKING DO TRABALHO INFANTIL
A informação foi publicada ontem no Jornal O Povo, mas merece uma reflexão nossa. O trabalho infantil é uma das chagas deste País. É comum vermos denúncias na imprensa acerca deste problema. Crianças e adolescentes deixam de ir à escola, onde deveriam estar para ir ao trabalho, geralmente degradante e que em nada contribuirá para o crescimento daquela criança ou adolescente. A morosidade da ação do poder Público pode ser citada como uma das responsáveis por esse problema. Os governos pouco ou nada se preocupam. A Justiça paralisada pela burocracia. Uma morosidade que atinge também o Ministério Público e a Polícia. Ou seja, enquanto as crianças são exploradas a sociedade vê tudo e nada faz.
ENTIDADES DISCUTEM TRABALHO INFANTIL
O Ministério Público do Trabalho realiza, a partir de hoje, seminários regionais destinados a discutir com representantes de todos os municípios cearenses políticas públicas para erradicação do trabalho infantil. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2006, o Ceará aparece em 4º lugar no ranking dos Estados que, proporcionalmente, mantêm maior percentual de crianças e adolescentes em situação de trabalho.
O 1º seminário será realizado em Limoeiro do Norte, no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), da Uece, no Centro, das 8 às 14 horas. Segundo o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, coordenador regional e vice-coordenador nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, o evento objetiva articular várias entidades parceiras com vista à implementação do Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente no Ceará, lançado em abril de 2007.
Os seminários reunirão representantes das secretarias municipais de Ação Social, Educação e Saúde, Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e outras entidades interessadas. Os próximos eventos estão programados para ocorrer em Sobral (13/5), Juazeiro do Norte (20/5) e Fortaleza (26/5). Para cada seminário foram convidados representantes de dezenas de municípios circunvizinhos.
Imagem: http://www.usp.br/agen/Image82.jpg
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário