domingo, 4 de maio de 2008

SOBRE AS PESQUISAS ELEITORAIS

Para que servem as pesquisas durante o processo eleitoral? Essa pergunta muitos se fazem. Na realidade, em um determinado processo, geralmente se utilizam a as pesquisas eleitorais como motivação para vencer. Quem aparece em primeiro divulga que está bem, que o povo está reconhecendo o trabalho. Quem sai perdendo, diz que pesquisa aponta a realidade apenas de um momento, e não todo o processo.

Comentários de candidatos a parte as pesquisas eleitorais podem ser um forte instrumento para os candidatos. Desde que cada um saiba usar. Por exemplo, o candidato pode mandar fazer pesquisas quinzenais ou semanais e assim poder avaliar com seus coordenadores o potencial da campanha, do nome, onde está bem ou não.

O que se questiona, e com razão, é a forma como são divulgadas as pesquisas. Como o brasileiro tem fama de “não votar em quem está perdendo” acredito sim que muitas pesquisas, dependendo da forma como sejam divulgadas podem influenciar sim o resultado das eleições. Isso maquiaria o resultado, sendo, na minha opinião um ponto negativo para a democracia.

Seria interessante, e isso já é bem debatido, a regulamentação da divulgação das pesquisas eleitorais. Seria uma saída para a questão.

Nenhum comentário: