terça-feira, 29 de julho de 2008

ARCA DAS LETRAS

Está sendo implantado no Cariri o Programa de Bibliotecas Rurais "Arca das Letras". O projeto tem como objetivo facilitar o acesso aos livros das comunidades rurais. O acervo é selecionado de acordo com o perfil cultural da comunidade. São livros de literatura infantil, de jovens e adultos, além de publicações sobre meio ambiente, agricultura e didáticas. Instalada na casa de um morador ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca tem cerca de 200 livros.

O programa foi criado pela Secretaria de Reoordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário. No Ceará a implantação está sendo feita pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), sob a coordenação de Castro Júnior, que enviou ao Cariri a funcionária da Secretaria, Jane Mary Batista, para divulgar o programa e abrir inscrições para as entidades interessadas no programa.

"Arcas das Letras", de acordo com Jane Mary, são bibliotecas com cerca de 200 livros de literatura, didáticos e de pesquisa, nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, agricultura e cidadania, em acervos formados especialmente para as comunidades rurais. O programa está voltado para autores regionais, como, por exemplo, Patativa do Assaré.

Agentes de leitura

Os agentes de leitura são voluntários que atuam no empréstimo desses livros e no incentivo à leitura em suas comunidades. As comunidades escolhem o local onde a biblioteca é instalada, indicam os assuntos do seu interesse para a formação dos acervos. Cada biblioteca conta com 200 publicações doadas por instituições parceiras e populações urbanas, conseguidas em campanhas de arrecadação.

O Programa articula ações dos Ministérios da Educação, da Cultura, da Justiça, bem como de outras esferas públicas e privadas, que publicam livros ou produzem informações de interesse para as pessoas que vivem no meio rural.

Também integra recursos dos estados e municípios a fim de criar condições adequadas para a implantação das bibliotecas. E, ainda, reúne esforços dos movimentos sociais e de órgãos não-governamentais, que colaboram para a chegada do programa às diversas regiões do Brasil.

Desenvolvimento

Como resultado de uma rede de parcerias e da gestão comunitária das bibliotecas, a "Arca das Letras" vem promovendo a educação, a cultura, o trabalho e o entretenimento entre as populações do campo, contribuindo para o desenvolvimento humano no mundo rural.

De acordo com Jane Mary Batista, o programa pode ser o embrião de uma ilha digital, dependendo do empenho de cada comunidade.

Fabricação

Os livros são organizados em caixas-estantes, as chamadas “arcas?. Estes objetos são fabricados pelos sentenciados das penitenciárias da cidade de Petrolina, localizada em Pernambuco; Mossoró, no Rio Grande do Norte; e Fortaleza, no Ceará e transformam-se em bibliotecas com acervos formados com livros doados por estudantes das escolas do Distrito Federal, por órgãos do poder público, especialmente os Ministérios da Educação e da Cultura, além de doações de editoras e ONGs. O Programa Arca das Letras conta, também, com o apoio do Projeto Banco do Brasil Fome Zero.

Mais informações:
Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará
Av. Bezerra Menezes, 1820, São Gerardo - Fortaleza
(85) 3101.8000

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: