terça-feira, 29 de julho de 2008

GOVERNO FEDERAL ACABA BIODIESEL COM ÓLEO DE MAMONA

O Governo Federal recuou no projeto de produção de biodiesel a partir da mamona. Esse assunto é um dos principais destaques da edição desta terça-feira do jornal Folha de São de Paulo. O biodiesel produzido apenas com mamona, segundo avaliação técnica da Agência Nacional de Petróleo (ANP) é muito viscoso e poderia danificar os motores.
O Ceará é um dos estados nordestinos que mais abriram perspectivas de produção do combustível para automóveis a partir da manoma, planta típica do semi-árido. A experiência, porém, nesse setor não trouxe o resultado esperado pelos Governos Federal e Estadual e muito menos pelos produtores rurais. Mesmo com essa medida, o Governo Federal e a Petrobras inauguram, até setembro, uma indústria de biodiesel na cidade de Quixadá.
Veja mais detalhes deste assunto na matéria do jornal Folha de São Paulo. Esse assunto é destaque, também, no Jornal Alerta Geral, da Rede SomZoom Sat, sob o comando do jornalista Luzenor de Oliveira.

Governo enterra de vez biodiesel feito só com mamona
Folha Online

O governo descartou a possibilidade de produzir biodiesel usando apenas óleo de mamona, segundo resolução da ANP (Agência Nacional do Petróleo) publicada em março, informa reportagem de Humberto Medina publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
Celebrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o produto foi considerado inadequado pela ANP. Pelos parâmetros, o biodiesel produzido apenas com mamona é muito viscoso e poderia danificar os motores. Com todas as demais oleaginosas --soja, pinhão manso, algodão etc.-- é possível produzir biodiesel sem precisar de mistura com óleo ou outro material gorduroso.
Em fevereiro, a mamona ainda respondia por 0,17% da produção de biodiesel, contra 68,41% da soja. Ao contrário da ANP e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Ministério de Minas e Energia informou, por meio de sua assessoria, que é possível produzir biodiesel usando 100% óleo de mamona.
Para o ministério, o nível de viscosidade exigido pela portaria da ANP é "mais difícil" de ser atingido com a mamona pura, mas "o processo industrial de fabricação de biodiesel consegue trazer ao óleo de mamona a viscosidade exigida pela resolução".

Por: Donizete Arruda
Site Ceará Agora

Nenhum comentário: