terça-feira, 29 de julho de 2008

COLUNA DONIZETE ARRUDA DE HOJE



Candidato esperto
O deputado federal Manoel Salviano sabe que tem pela frente uma dura batalha eleitoral. O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, não esconde a mágoa que guarda dele e de tucanos que o traíram, em sua opinião, na convenção que ungiu Salviano. Ciente disso, Salviano não pode errar. E ele acertou em um detalhe que tem gerado queimações para candidatos a prefeito pelo Brasil afora que exercem mandato em Brasília. Uma consulta ao site da Câmara dos Deputados, no item Transparência, pode se comprovar, que o deputado Manoel Salviano não gastou nenhum real dos R$ 15 mil a que tem direito a cada 30 dias de sua verba indenizatória do mês de julho. É que Salviano foi eleito candidato no dia 29 de junho, e se tivesse gasto essa verba, poderia ser acusado até de abuso do poder econômico. Ao agir corretamente, Salviano evitou um grande desgaste. Sobre suas contas disponíveis na internet, é possível se descobrir que nos meses anteriores, houve gastos elevados com o aluguel de imóveis para o exercício de seu mandato parlamentar.

Lula faz a diferença
O presidente Lula anunciou no Planalto que neste primeiro turno só quer ir pedir votos em duas cidades: São Paulo e São Bernardo do Campo. Esse desejo de Lula esbarra na prioridade nacional do PT, através de seu presidente, deputado Ricardo Berzoini, de querer eleger o novo prefeito de Juazeiro do Norte, no caso o médico Manoel Santana. Berzoini sabe da vontade presidencial de não se envolver em muitas campanhas, mas relatou em suas conversas no Planalto a importância estratégica para o PT de conquistar a prefeitura de Juazeiro do Norte e o crescimento que vem tendo o nome de Santana na corrida eleitoral na terra de Padre Cícero. O presidente Lula, primeiro ficou surpreso com o desempenho ascendente de Santana nas pesquisas, e garantiu que irá pensar melhor sobre sua vinda a Juazeiro do Norte.

Salviano reza e torce
O principal adversário do médico Manoel Santana, o também Manoel, só que Salviano, aguarda com expectativa a confirmação da não vinda de Lula a Juazeiro. Sabe que não pode comemorar, e é lembrado, que em 2002, o então candidato do PT, Lula havia dito que não iria comparecer a campanha no segundo turno no palanque do candidato Zé Airton que disputava o Governo do Ceará contra o então senador Lúcio Alcântara. Lula veio a Fortaleza e Zé Airton só perdeu as eleições por 3 mil votos. O presidente Lula é sensível aos apelos de seu partido, e é visível a satisfação da cúpula nacional petista com a perspectiva de governar Juazeiro, que eles consideram fundamental para o projeto nacional de poder do PT em 2010.

Olha eu aqui gente
O terceiro candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, Carlos Cruz, anda assistindo de camarote a polêmica entre os aliados do deputado Manoel Salviano e Manoel Santana. Carlos Cruz acredita que essas discussões possam favorecê-lo na corrida pela prefeitura. Seu principal conselheiro, o ex-governador Adauto Bezerra, em suas conversas no gabinete de seu banco em Fortaleza tem dito e repetido que Carlos Cruz surpreenderá e será o novo prefeito de Juazeiro do Norte. O desempenho dele nas pesquisas realizadas mas proibidas de ser divulgadas porque não foram registradas não retratam até o momento essa realidade, mas mesmo assim fica a frase de Carlos Cruz: sou candidato para ganhar a prefeitura de Juazeiro do Norte.

Troca-troca na propaganda
Sai o publicitário Adrísio Câmara, da Ágil Propaganda, que não será mais o coordenador de comunicação da campanha de Manoel Salviano. Não houve acordo entre Salviano e Adrísio sobre os custos da produção dos programas de rádio e televisão. Entra o publicitário Eduardo Odécio, o Dudu, da Síntese Comunicação, também de Fortaleza, que coordenou em 2004 a campanha vitoriosa do prefeito Raimundo Macedo. Dudu será o encarregado de dirigir toda a comunicação da campanha do candidato do PSDB, Manoel Salviano.

PT cresce no Cariri
O PT disputa com chances de vitória oito prefeituras em todo o Cariri. Tem atualmente três prefeituras – Mauriti, Umari e Salitre, e quer ao final das eleições tem um crescimento expressivo. O presidente regional do partido, prefeito Ilário Marques, diz que o PT do Ceará está atento as disputas em cidades do Cariri, porque a legenda tem boas chances de eleger prefeitos da própria sigla em Juazeiro do Norte e Barbalha, e eleger um aliado no Crato.

Relação de amigos
A cena pode ser vista por centenas de populares que acompanharam a presença do governador Cid Gomes à Expocrato. Durante um período da visita a estandes, Cid esteve lado a lado com o prefeito do Crato, Samuel Araripe, do PSDB. Os dois conversaram animadamente, como se Samuel fosse o candidato de Cid. Somente depois, é que o candidato Walter Peixoto, o Waltim, assumiu o papel de candidato de Cid na corrida pela prefeitura do Crato. E o terceiro postulante, André Barreto, ainda diz que como PV, seu partido e o PT são da base aliada, ele também pode se proclamar candidato do governador Cid Gomes.

Novo cenário desenhado
O secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, comunicou ao governador Cid Gomes que o quadro eleitoral em Barbalha mudou. A nova situação política, segundo Camilo, retrata uma disputa eleitoral acirrada entre o prefeito Rommel Feijó, que concorre à reeleição, e o candidato do PT, e de Camilo, José Leite. Esse cenário otimista é contestado pelos aliados de Rommel que demonstram total confiança em sua vitória. A diferença para ter alavancado a candidatura de José Leite teria sido o apoio de João Hilário. Só que a adesão de Hilário é diminuída sua importância pela turma de Rommel.


Disse me disse

• Se eleger o médico Manoel Santana, o prefeito Raimundo Macedo é candidato a deputado federal em 2010. Para estadual, apoiaria o seu filho, Mauro Macedo.
• O ministro José Múcio não virá a nenhum comício dos candidatos a prefeito do deputado José Arnon no Cariri. Cumpre uma proibição imposta pelo presidente Lula de só subir em palanques no seu estado natal, Pernambuco.
• O prefeito Raimundo Macedo diz estar vacinado a intrigas criadas para impedir seu engajamento na candidatura do médico Manoel Santana. Raimundão é contundente: Deus e Padre Cícero vão me força para que eu possa pedir ao meu povo o voto contra que me traiu.
Desculpe a ignorância, o que o deputado federal Manoel Salviano fará de sua verba indenizatória de julho impedida de ser gasta por conta das eleições?

Coluna do jornalista Donizete Arruda, publicada na edição de hoje, 29/07/2008, do Jornal do Cariri.

Um comentário:

Sangiorgy Ribeiro disse...

Um dos piores jornalistas e mais parcias nas suas notícias é o donizete arruda.
Como é que ele tem ousadia de afirmar que o Prefeito do Crato esteve lado a lado com o Governador por ocasião do encerramento da Expocrato?

Uma mentira absurda!!Tenho toda a filmagem da vinda do Governador, desde a sua chegada(recepcionado por autoridades e sem a presença do Prefeito)até a sua saída. O prefeito só veio no final da caminhada, depois do Governador percorrer, todo tempo ao lado de Walter Peixoto, quase toda a ExpoCrato.

Desafio esse Jornalista e mostro toda a filmagem!!!