sexta-feira, 18 de julho de 2008

PALESTRA SOBRE QUEIMADAS

Funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, (Ibama) iniciaram uma série de 13 palestras sobre "Queimadas, Incêndios Florestais e Mudanças Climáticas Globais", em 20 comunidades do entorno da Floresta Nacional do Araripe, primeira floresta do Brasil criada por meio do Decreto nº 9226, de 2 de maio de 1946. A iniciativa contempla regiões com histórico eminentes de queimadas, numa tentativa de sensibilização às mudanças em suas práticas agrícolas. Busca, ainda, trabalhar o importante papel desempenhado por eles, na agricultura familiar do Estado do Ceará.

As palestras estão sendo ministradas pelas servidoras do Ibama, Adiraci Oliveira de Almeida e Sabrina Rodrigues Silva. Elas falam sobre causas, conseqüências e alternativas ao uso do fogo. A propagação do fogo em áreas florestais, normalmente, ocorre com freqüência e intensidade nos períodos de estiagem e está intrinsecamente relacionada com a redução da umidade ambiental. No Cariri, o risco de incêndio começa a partir de outubro.

Prevenção

Adiraci destaca que "existe um consenso entre as pessoas que direcionam seus esforços no combate a incêndios e proteção florestal, que a melhor maneira de se minimizar os problemas causados pelo fogo está na prevenção, incluindo-se aí a educação ambiental e a vigilância, sem que se descuide de estruturas de combate direto". Esta também é a concepção da equipe dentro da filosofia de que é melhor prevenir do que remediar.

Neste sentido, entre as atividades preventivas, estão o manejo da vegetação, a implantação de infra-estrutura de combate a incêndios florestais, incluindo equipamentos de apoio a voluntários e a atuação junto aos visitantes das áreas montanhosas. A monitora do projeto, Sabrica Rodrigues, diz que "a educação dos visitantes quanto ao risco destrutivo dos incêndios é a primeira e principal medida preventiva, a mais demorada e a que demanda mais esforços e aperfeiçoamentos".

Dentro do manejo da vegetação, uma importante forma de prevenção de incêndios reside na retirada de materiais herbáceos combustíveis encontrados nas áreas freqüentadas pelos visitantes, como, por exemplo, nas bordas de caminhos e também de acampamentos.

Causas

Os incêndios florestais podem ser causados por diversas formas. Podem ser citadas: raios, reações fermentativas exotérmicas, concentração de raios solares por pedaços de quartzo ou cacos de vidros em forma de lente, imprudência e descuido de caçadores, mateiros ou pescadores, por meio da propagação de pequenas fogueiras, feitas em acampamentos; fagulhas provenientes de locomotivas ou de outras máquinas automotoras, consumidoras de carvão ou lenha; perda de controle de queimadas.

Por Antonio Vicelmo

Nenhum comentário: