sexta-feira, 18 de julho de 2008

MP SOLICITA IMPUGNAÇÃO DE CANDIDATURA

O Ministério Público Eleitoral em Iguatu solicitou a impugnação da candidatura do atual prefeito e candidato à reeleição, Agenor Neto (PMDB), alegando que o peemedebista possui vida pregressa "incompatível com a que se espera de um ocupante de cargo público". Agenor Neto responde a dois processos por improbidade administrativa, sendo acusado, em ambos os casos, de desviar verbas públicas.

Segundo o procurador responsável pelo pedido de impugnação, Antônio Monteiro Maia Júnior, uma da suspeitas é de que o prefeito tenha participado, em 2000, de um esquema de desvio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A suspeita é de que empresas de fachada seriam utilizadas para contratar funcionários, possibilitando o acesso ao FAT. Ainda de acordo com o promotor, outro processo corresponde a uma suposta participação de Agenor Neto em irregularidades administrativas no município de Icó.

Durante o mandato de Agenor Neto, foram registradas outras denúncias de irregularidade. Em 2005, duas ações do MP apontaram má gestão dos recursos públicos na prefeitura de Iguatu: uma correspondente ao possível superfaturamento de 33 toneladas de bananas, destinadas a escolas da rede pública; e a outra sobre um suposto desvio de recursos na contratação de um frete entre Iguatu e Fortaleza. Em ambos os casos, o prefeito alegou estar sendo vítima de "conspiração política".

O pedido de impugnação feito pelo MP foi encaminhado ao juiz da 13ª Zona Eleitoral, Carlos Ademá da Rocha, que deverá decidir, até 16 de agosto, sobre a anulação ou o deferimento da candidatura do prefeito de Iguatu. (Hébely Rebouças)

O POVO tentou entrar em contato com Agenor Neto, na tarde de ontem, mas todos os telefones celulares estavam desligados. Foi deixado recado com a secretária do gabinete do prefeito, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.

jornal O Povo

Nenhum comentário: