sexta-feira, 18 de julho de 2008

URCA E TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Os 16 estudantes do curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), dos campi do São Miguel e de Iguatu, aprovados para atuarem nas comarcas de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Iguatu, iniciam suas atividades no próximo dia 21, nas respectivas localidades. O estágio de dois anos faz parte de um convênio celebrado entre a instituição e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). A solenidade oficial de assinatura aconteceu na quarta-feira, no Gabinete do reitor, Plácido Cidade Nuvens, com a presença da coordenadora de estágios do Tribunal de Justiça, Regina Luna, e o coordenador do curso, Ulisses Olinda.

Todos os alunos aprovados assinaram um termo de compromisso e preencheram cadastros para serem levados ao TJCE. Os estudantes vão receber uma bolsa de estudos equivalente a R$ 380,00, além de um seguro. O programa de estágios inclui universidades públicas e privadas do Estado. Esse convênio havia sido celebrado no ano de 2006 com a URCA e somente agora está iniciando com os primeiros estagiários, beneficiando alunos com a prática profissional e experiência na sua área de atuação.

Segundo a coordenadora de estágios, foi muito importante o contato com a Universidade e o pronto atendimento em relação à agilização dos procedimentos. Conforme ela, esses procedimentos foram necessários e em tempo hábil para a realização do processo seletivo, uma das exigências do Tribunal, propiciando a escolha pela capacidade dos alunos que se destacaram nos testes, com notas acima de 7,0. Outro critério é não ter pedido nenhuma disciplina durante o curso e integralizado 100 créditos. O processo de seleção foi realizado pela URCA, por meio da comissão formada pela coordenação do Curso de Direito, diretoria do Centro de Estudos Sociais Aplicados e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

O estágio terá a duração se dois anos e os alunos vão passar por uma avaliação semestral. Serão destinados para assumirem postos de estágios nas varas do Fórum de Juazeiro do Norte seis alunos, cinco estarão em Crato, três em Barbalha e mais três no município de Iguatu.

Nenhum comentário: