terça-feira, 29 de julho de 2008

CADEIA DE BARBALHA

O Secretário de Justiça e Cidadania do Ceará, Marcos Cals, acompanhado dos Secretários Roberto Monteiro da Segurança, Adail Fontenelle, da Infra-estrutura e Camnilo Santana, da Agricultura, entregaram oficialmente na tarde de ontem a nova Cadeia Pública da cidade de Barbalha. A obra foi iniciada em 2006, na administração do governador Lúcio Alcântara e ficou paralisada por quase um ano. Só agora, depois de muita luta e solicitação do povo barbalhense, a obra foi concluída. A nova cadeia pública tem capacidade para abrigar 40 detentos em regime fechado e foi construída dentro dos padrões de modernidade. Custou aos cofres públicos cerca de 650 milhões de reais.

Nos últimos anos todos os presos em Barbalha eram levados para a Cadeia Pública de Juazeiro que vive constantemente superlotada. A cadeia de Barbalha que há décadas funcionou num prédio da época do império foi desativada com o desabamento de parte das paredes, após fortes chuvas em 2005. O governo do estado prometeu construir uma nova cadeia e iniciou a obra na saída de Barbalha, que, apesar de moderna, já está pequena. No momento são 17 os presos de Barbalha que estão na cadeia de Juazeiro do Norte.

Ao falar no momento da entrega da nova cadeia de Barbalha, o secretário Marcos Cals assegurou a construção de novas cadeias, uma em Crato e outra em Juazeiro do Norte. A cadeia de Crato com capacidade para 50 presos e a de Juazeiro do Norte com capacidade para 83. No momento Crato conta com 150 apenados em condições sub-humanas e Juazeiro do Norte com quase 250 numa cadeia que não cabe humanamente mais que 70 detentos. Pelo visto, as futuras cadeias já chegam ultrapassadas no tocante a quantidade de vagas.

Site MIséria

Nenhum comentário: