domingo, 27 de julho de 2008

COLUNA CARIRI DE HOJE

AR PURO
O SESC encerrou o projeto PAUTA CONTEMPORÂNEA com o show de lançamento do CD Ar Puro do gaitista carioca Jefferson Gonçalves, no Teatro do SESC Crato. O projeto se deu no Cariri, desde o último dia 19, com oficinas, conversas, experimentações e apresentações; com toda a programação gratuita.

EDUCAÇÃO
Acontece entre os dias 30 e 1º de agosto o Congresso de Educação do Cariri, em Juazeiro do Norte, Ceará. O evento pretende reunir profissionais da área de educação, psicólogos e psicanalistas de várias cidades nordestinas. Segundo os organizadores do Congresso mais de 1.500 pessoas, de 120 cidades nordestinas, já estão inscritas no evento. Desde total 64,7% dos inscritos são do Ceará, 13,3% do Piauí, 12,5% de Pernambuco, 9,8% da Paraíba e os outros 1,4% são da Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas.

EXPOCRATO I
Uma reclamação que vem do movimento estudantil. Durante a expocrato 2008 não se respeitou o direito a meia entrada nos eventos culturais. Uma lei municipal, aprovada pela Câmara do Crato não valeu de nada para a empresa que organizou os shows no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

EXPOCRATO II
Pintou após a Expocrato, que o promotor de Justiça Leitão Moura estaria renunciando à presidência da comissão gestora da exposição. A verdade é que, como é tradição, haverá eleição do novo coordenador da Expocrato 2009. Leitão Moura vai, mais uma vez, colocar seu nome à disposição dos membros da comissão gestora.

RECLAMAÇÃO
Estudantes dos cursos de Artes Visuais e Teatro, da Universidade Regional do Cariri (Urca) estão fazendo um movimento para que a universidade dê início às aulas do primeiro semestre destes dois cursos. O vestibular foi feito em fevereiro deste ano e até agora as aulas não começaram. Todos os outros cursos de graduação as aulas deste semestre tiveram início em 19 de maio.

TURISMO
O turismo religioso em Juazeiro do Norte não pára. Independente do período, mesmo que não esteja acontecendo uma romaria, chegam na terra de padre Cícero, pesquisadores, e romeiros, para ver de perto os locais santos da cidade. O turismo religioso poderia, além de Juazeiro, chegar a outras cidades da região, mas para variar falta iniciativa dos setores públicos e privados para montar uma estratégia que possa acolher mais turistas fora dos períodos das romarias.

ANOTE: QUALIDADE NO TURISMO
Já no final da Expocrato, o Sebrae Crato lançou um programa que tem tudo a ver com a região. O programa Excelência na Qualidade quer capacitar os setores produtivos que tem ligação direta com o turismo. Bares, restaurantes, hotéis e motéis estão entre as empresas que deverão passar por um intenso processo de capacitação. A idéia é acolher bem, atender de forma legal todos os turistas. O programa já está funcionado em algumas cidades do Cariri, mas deve chegar a todas em breve.

FETECC
A Feira de Tecnologia de Calçados (FETECC) deve movimentar recursos consideráveis agora no mesmo de agosto. Considerada atualmente uma das mais importantes do setor calçadista. Mostra a força do setor no Cariri.

TRABALHO
Dr. Djalma Sobreira Filho, juiz da 1ª Vara do município do Crato, aniversariou este mês de julho. A este colunista, informou que em breve o Crato terá construída sua nova cadeia pública.





Empresário Zacarias Silva, presidente do Icasa, em dia de casa cheia. Verdão vai bem na Série C do campeonato brasileiro.



Praça Siqueira Campos, em Crato, local histórico e que hoje é parte do coração da cidade de Bárbara de Alencar.




Grupo teatral Estrelarte, que este ano comemorou 10 anos na estrada, alegrando o Cariri com seu belíssimo trabalho.

Coluna Cariri
Jornal O Povo
Publicada hoje, 27/07/2008.
Por Tarso Araújo

Nenhum comentário: