sexta-feira, 18 de julho de 2008

FIÉIS FAZEM FESTA PARA LEMBRAR PADRE CÍCERO

Há um ano, Rosa Virgínio Araújo, 62, levou a filha Ana Clécia Virgínio, 33, para a romaria que lembra a morte do padre Cícero. Ana começou a sentir fortes dores de cabeça e foi diagnosticado um tumor na região craniana. Foi quando Rosa pediu a intercessão do sacerdote. Esta semana, ela foi a Juazeiro do Norte para agradecer pela cura da filha. "A operação foi em dezembro e não deixou nenhuma seqüela", garante. Como Rosa, muitos romeiros lotam as pousadas e hotéis da cidade até o próximo domingo, 20, para celebrar o aniversário de morte do "padim Ciço". Rezar, celebrar, assistir a missas, palestras e pedir graças.

Começaram, ontem à noite, os seminários e lançamentos de livros no Círculo Operário São José, ao lado da igreja matriz de Nossa Senhora das Dores. Houve o lançamento de um livro eletrônico intitulado A Estrada da Fé elaborado pelos estudantes da Escola de Ensino Fundamental Amália Xavier. Eles foram premiados no concurso nacional EducaRede e a obra foi apresentada na Espanha. Ontem, 17, no mesmo local, as irmãs Ana Tereza e Annette Dumoulin falaram aos romeiros sobre a história da capelinha de Nossa Senhora das Dores que virou basílica menor, título concedido este ano pelo papa Bento XVI.

O tríduo (três dias de orações) começa hoje, 18, na igreja matriz com a participação de romeiros de todo o Nordeste e segue até domingo. Naquele dia, como todos os dias 20 de cada mês, haverá celebração eucarística às 6 horas. Uma característica dos romeiros é o uso de roupas da cor preta, representando o luto pela morte do padre Cícero ocorrida no dia 20 de julho de 1934. A missa solene do próximo domingo vai ser presidida por dom Fernando Panico, bispo diocesano do Crato, segundo lembra o padre Paulo Lemos, pároco da igreja matriz.

Fazem parte do seminário marcado para o Círculo Operário São José temas como "Padre Cícero, Antropologia de um Santo" e "A Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, por que esse título?". Irmã Annette Dumoulin, que faz parte da Pastoral da Romaria, explica que trata-se de um título honorífico. A igreja matriz, o santuário de Nossa Senhora das Dores, será abençoado como basílica no dia 15 de setembro próximo com a presença de bispos de todo o País. Naquela data é celebrado o dia da padroeira de Juazeiro do Norte. Irmã Annette destaca ainda que as romarias a Juazeiro do Norte passaram a ser consideradas importantes pela Santa Sé, o que não ocorria antes.
(Colaborou Edwirges Nogueira)


PROGRAMA DA ROMARIA

Hoje, 18, 19h15min
Padre Cícero: Sociologia de um Padre, Antropologia de um Santo - Antônio Mendes da Costa Braga


Sábado 19, 19h15min
A Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores: por que esse título? Compromisso e responsabilidade - dom Fernando Panico

Nesses dias, as missas da noite começam às 18h30min

Domingo, 20
Missa às 6 horas presidida pelo bispo diocesano do Crato dom Fernando Panico
Missas às 15h30min e às 17 horas

A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores fica na rua Padre Cícero, 147. O Círculo Operário São José está localizado próximo ao santuário.

FONTE: Secretaria do santuário Nossa Senhora das Dores
Jornal O Povo

Nenhum comentário: