terça-feira, 22 de julho de 2008

CATÓLICOS FESTEJAM SENHORA SANT'ANA



A comunidade católica de 11 municípios do Ceará celebram, desde o último dia 17, novenário em louvor à Senhora Sant´Ana, mãe de Maria. As festas religiosas prosseguem até o próximo dia 26, dedicado à santa padroeira. Os festejos são realizados em Iguatu, Tianguá, Independência, Jati, Santana do Cariri, Santana do Acaraú, Mocambo, Jaguaruana, Eusébio, Paramoti e Varjota.

Dos municípios que adotaram Senhora Sant´Ana como padroeira, dois são sede de diocese, Iguatu e Tianguá. Há também dezenas de localidades e paróquias que festejam novenário em louvor à mãe de Maria. Novenas, caminhadas, missas, confissões, salvas, quermesses e procissão fazem parte da programação das festas religiosas que atraem milhares de devotos e movimentam as cidades no Interior do Estado.

O bispo emérito da Diocese de Iguatu, dom José Mauro, diz que as festas de padroeiro são verdadeiros momentos de retiro espiritual. “Atraem os devotos que cantam, rezam e refletem a palavra de Deus. Há uma maior participação das pessoas, reencontro com aqueles que moram fora e vêm participar das festas”.

Na cidade de Iguatu, neste ano, o novenário aborda a temática “Com Senhora Sant´Ana, queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo a serviço da vida”. Esse tema é comum a todas as festas e resgata a Campanha da Fraternidade. A celebração é campal e reúne cerca de três mil devotos, ao lado da Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana. Os festejos em louvor à padroeira começaram há 279 anos.

A festa tem característica fortemente religiosa, pois após a novena a multidão retorna para casa e há pouca participação na programação social, quermesse e música ao vivo, com artistas locais, sob a coordenação da paróquia. Não há shows com bandas de forró.

A multidão participa das celebrações com entusiasmo e a festa em louvor à padroeira de Iguatu vem crescendo a cada ano. O padre Lázaro Augusto, pároco da matriz de Senhora Sant´Ana, diz que o novenário é uma festa da família. “É um momento de confraternização e fé”. Durante a madrugada, a partir das 4h30, os fiéis se concentram na Igreja Matriz e caminham em direção a um bairro, onde é celebrada missa.

Dia dos Avós

O Hino da Padroeira reflete o papel de mãe educadora na fé de Maria. “Toda graça vem de Deus, em Deus vemos a luz, Sant´Ana, mãe de Maria, Maria, mãe de Jesus”. Portanto, Senhora Sant´Ana é a avó de Jesus. Ela era casada com são Joaquim. Na data de 26 de julho, dedicada aos santos Sant´Ana e a Joaquim, comemora-se o dia dos avós.

Em Independência, a paróquia de Senhora Sant´Ana está mobilizada para os festejos em honra da padroeira. A celebração das novenas é campal, em frente a Igreja Matriz, sob a coordenação do padre Machado.

Em Santana do Acaraú, os festejos começaram neste dia 16, com alvorada, caminhada missionária pelas ruas da cidade, celebração de missa em frente a Igreja Matriz e café comunitário. A banda de música municipal tocou dobrados e o hino da padroeira. À tarde houve carreata, hasteamento da bandeira e uma nova missa.

Os festejos em Santana do Acaraú, sob a coordenação do padre Agnaldo Silveira, prosseguem até o próximo dia 26. Todos os dias são celebradas missas, às 6h30 e, em seguida, novena, no interior da igreja Matriz. A paróquia neste ano, completa 160 anos de fundação, mas a capela sob as bênçãos de Senhora Sant´Ana foi erguida em 1739. “Nesses dias, a comunidade caminha com fé e esperança em dias melhores”, disse o pároco.

Crescimento

Em Varjota, zona norte, que neste ano foi elevada à categoria de paróquia, também celebra Sant´Ana. Pela primeira vez, o novenário será celebrado ao lado da igreja, pois cresceu a participação dos fiéis e não comporta mais no interior do templo. Na abertura dos festejos, houve procissões e celebração de missa.

SIGNIFICADO

'As festas de padroeiro representam momento de fé, de harmonia entre as famílias e esperança´ (Padre Lázaro Augusto, Pároco de Iguatu)

Honório Barbosa
Repórter

Mais informações:

Paróquia de Senhora Sant´Ana, no município de Iguatu
(88) 3581. 0448

Jornal Diário do Nordeste

Um comentário:

santaninha disse...

além de juntar dinheiro, o vigário de Sra. Santana vai juntar sujeira também? O chão e os bancos da igreja estão de fazer nojo. O que entra das coletas e do dízimo, diariamente, não dá para pagar uma faxineira? E o sacristão? É só para receber o dinheiro das intenções das missas, embossar a metade e, ele e a mulher dele, tratarem mal às pessoas? Deixa de lerdeza, padre!!!