Alguém sugeriu ao governador Cid Gomes que, para a operação do Metrô do Cariri, ligando as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, no Sul do Estado, seja constituída uma empresa semelhante ao Metrofor, com no mínimo 100 funcionários, entre maquinistas, controladores e pessoal para a manutenção de vagões e da via permanente. A sugestão foi recusada: é gente demais para uma empresa pequena, considerou o governador. Mas há outra dificuldade no meio dos trilhos do metrô caririense, cujos trens só circularão em 2009. A empresa Bom Sinal, que fornecerá os trens e que tem em Barbalha uma unidade reformadora e modernizadora de vagões antigos — para o que aproveita os trucks (conjuntos de rodas) — ainda não obteve o certificado de aprovação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Porém, quem já viu os vagões da Bom Sinal atesta que eles são bonitos e de boa qualidade técnica. Mesmo bonitos e de boa qualidade, eles só poderão ser utilizados no transporte de passageiros quando a Bom Sinal receber a aprovação da ABNT.
Por Egídio Serpa
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