sábado, 18 de abril de 2009

SALVIANO DEFENDE IMPLANTAÇÃO DE GASODUTO NO CARIRI




O deputado federal Manoel Salviano (PSDB) durante audiência pública realizada na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, com o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, apresentou uma proposta para inserir o Cariri na rota do gás natural.

Salviano solicitou que a Petrobrás faça um investimento para implantar o gasoduto na Região. De acordo com Salviano, a instalação do gasoduto na região diminuiria custos de produção, introduziria o gás natural como combustível para veículos e colocaria um fim na depredação da Chapada do Araripe, que está sendo desmatada por causa da madeira que é transformada em carvão.

O parlamentar considera que os custos das empresas diminuiriam sensivelmente. “Com o gasoduto os preços dos combustíveis irão cair, e o meio ambiente pode ser melhor preservado, pois o gás natural é muito menos poluente”, avalia.

De acordo com Salviano, o presidente da autarquia disse que tem projetado a construção de 2.600 km de gasoduto no Ceará. Os valores ainda não foram estimados. O gasoduto sairia do Porto de Pecém, abastecendo Iguatu, a Região do Cariri, e depois um ramal para o pólo gesseiro de Araripina.

“Essa campanha deve aglutinar empresários, o Governo do Estado e todos os políticos do Cariri”, disse Salviano, alertando que a participação da sociedade é fundamental para a implantação do gasoduto no Cariri.

Nenhum comentário: