domingo, 19 de maio de 2013

BARRO INAUGURA CENTRO CULTURAL

A Casa da Cultura André Rodrigues, inaugurada em Barro na última semana, já é vista como o celeiro das futuras discussões que deverão resultar no fomento à arte e a cultura do município. Por lá deverão passar artistas e apoiadores da cultura das mais diferentes matizes. No local, serão realizadas oficinas de formação às artes e apresentações de teatro, danças, música, cinema e artes plásticas. Também estão sendo programadas exposições de fotografias e do artesanato local.

O empreendimento, construído para resguardar a história do município, possui uma espécie de salão permanente, onde é possível encontrar peças e objetos que narram os avanços alcançados pela população local, no decorrer dos tempos.

Os objetos ali depositados possuem valor histórico para muitas das chamadas famílias tradicionais do município.

São fotografias, documentos, móveis, livros, relíquias artísticas, sacras e aparelhos que datam da década dos anos 50. Conforme o secretário de cultura de Barro, Souza Neto, "a área foi construída, principalmente, com o intuito de despertar aos visitantes a curiosidade em torno da formação do município e, também, como forma de se valorizar o patrimônio local e um maior interesse das pessoas pelos bens culturais da cidade".

Parceria
A Casa de Cultura André Rodrigues é fruto de parceria envolvendo o governo municipal e a Fundação Zerinho, administrada pelo empresário José Nelo Zerinho Rodrigues.

Filho ilustre do município, Zerinho é radicado em Cajazeiras, município do alto sertão paraibano, tendo sido prefeito daquela cidade, deputado estadual e secretário de estado durante as gestões do ex-governador José Maranhão. "Essa parceria surge num momento muito importante para todos nós. Havia, em Barro, um déficit muito grande no que diz respeito à produção artística do município, a partir de um local que pudesse congregar todas as formas do fazer arte e cultura. Agora, com o surgimento da Casa da Cultura, os artistas locais passam a deter de local para realização de seus trabalhos", avaliou o empresário.

Para o prefeito de Barro, Neneca Tavares, a inauguração da Casa da Cultura André Rodrigues representa um avanço significativo na segmentação dos costumes e efetivação das práticas culturais do município. "Agora é fazer com que o local possa produzir. Muitos projetos deverão ser elaborados por artesãos locais. O objetivo, sem dúvida, é fortalecer o setor cultural do município", informou.

O gestor também lembrou a importância da doação de objetos históricos para que seja ampliado o volume de peças já existente no salão permanente. "Muita relíquias já foram doadas. No entanto, nós solicitamos às famílias que possuam material histórico que também realizem estas doações. Queremos ampliar o resgate histórico do município e, ainda, imortalizar as principais conquistas do nosso povo", finalizou o gestor.


Nenhum comentário: