sexta-feira, 17 de maio de 2013

CEARÁ TEM O MAIOR NÚMERO DE TRANSPLANTES DE FÍGADO POR MILHÃO DE HABITANTES

O Ceará foi o estado que realizou o maior número de transplantes de fígado por milhão de habitantes no primeiro trimestre deste ano. Foram registrados 43 procedimentos desse tipo, de janeiro a março. Desta forma, o estado ficou com índice de 20,4 transplantes por milhão de habitante; à frente do Distrito Federal (17,1) e de São Paulo (15,1).

A marca foi alcançada após o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, realizar o maior número de transplantes de fígado no primeiro trimestre de 2013. Foram 31 procedimentos. O HUWC já liderava esse ranking entre os centros transplantadores públicos, mas esta é a primeira vez em que um hospital do Norte-Nordeste assume a liderança nacional, ultrapassando inclusive as instituições privadas, como o Hospital Albert Einstein (SP), que marcou 28 transplantes hepáticos.

O Dr. Huygens Garcia, chefe do Serviço de Transplante Hepático do Hospital Universitário, ressaltou que "esse grande avanço é muito importante para o HUWC, apesar das dificuldades encontradas no período de reformas, essenciais para nossa modernização". Ele disse que o HUWC apresenta todas as condições para se manter na liderança entre os centros transplantadores do Brasil, mas reforçou que os bons resultados dependem da quantidade de doadores do órgão.

Atualmente, a lista de espera para quem precisa de um novo fígado é de 145 pessoas. O médico destacou o trabalho da equipe multidisciplinar do Serviço de Transplante Hepático, que tem garantido alto índice de sobrevida dos pacientes transplantados. "Nossa estatística marca o percentual de sobrevida superior a 85%, e com esses destaques desejamos que sejam disponibilizados mais recursos para a área de transplantes", afirma.

As estatísticas são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), veículo oficial da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Nenhum comentário: