domingo, 12 de maio de 2013

PAU DA BANDEIRA SERÁ CORTADO DIA 17

Está marcado para sexta-feira (17), o corte do pau da bandeira da Festa de Santo Antônio, padroeiro de Barbalha. A árvore ainda não foi escolhida, mas cinco foram georreferenciadas no Sítio Flores, distante cerca de 8 quilômetros da cidade e a comissão organizadora aguarda o laudo do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), que vai definir se será um dos quatro angicos ou o jatabozeiro escolhidos. O ICMBio vai apontar dentre as cinco árvores, a espécie menos impactante para o meio ambiente. 

O local do corte da árvore é decretado pela Prefeitura de Barbalha como área como de interesse social Na sexta-feira (17), como acontece tradicionalmente, a comissão do corte inicialmente se reúne no Largo do Mercado Público e depois os carregadores serão apresentados pelo capitão Rildo Teles ao pároco da matriz de Santo Antônio. Somente depois da bênção é que os carregadores sobem à serra para fazer o corte da árvore que servirá de mastro para a bandeira de Santo Antônio. 

A árvore escolhida e cortada permanecerá secando na chamada “cama”, e será trazida pelos carregadores no dia 2 de junho até a igreja de Santo Antônio, onde será hasteada a bandeira do santo casamenteiro. No local do corte do pau será feito o reflorestamento com mudas de diversas espécies, Em Barbalha quase 40 árvores são cortadas por ano para festas religiosas da igreja católica. Porém, este número está diminuindo com a criação dos chamados paus itinerantes, ou seja, o pau da bandeira de uma comunidade serve para a festa da comunidade mais próxima.

Nenhum comentário: