domingo, 19 de maio de 2013

PROJETO DA UFCA AINDA AGUARDA VOTAÇÃO



 

O deputado Welington Landim (PSB) reclamou na Assembleia Legislativa, a demora por parte da Câmara Federal para aprovar o projeto que cria a Universidade Federal do Cariri. Ele criticou ainda a falta de empenho dos deputados federais do Ceará para que a matéria, que já cumpriu todos os trâmites legais, tenha mais celeridade.
 
"Há exatamente 20 meses, a presidenta Dilma Rousseff anunciou, numa grande solenidade em Brasília, a criação da Universidade Federal do Cariri. Eu mesmo estive lá ao lado do meu filho, prefeito Guilherme Landim, e de outras lideranças cearenses", lembrou, o que teria gerado grande expectativa, principalmente na região do Cariri e no Vale do Salgado.

O pessebista se disse surpreso ao saber que o projeto ainda tramita na Câmara Federal, visto que há alguns dias havia feito um requerimento para os senadores cearenses, cobrando a celeridade na aprovação do texto. "É certo que o projeto de lei do executivo já cumpriu todos os trâmites legais, mas anda a passos da tartaruga na Câmara dos Deputados", reclamou.

Relatório

O parlamentar acrescentou que, no último dia 9 de maio, o deputado federal Onofre Santo Agostini (PSD-SC) apresentou seu relatório da redação final do projeto à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que ainda não se reuniu para votar o relatório. "Agora, com a Medida Provisória dos Portos resolvida". E completou: "Chegamos a apresentar requerimentos aos 22 deputados federais do Ceará e nos antecipamos mais uma vez", apontou o pessebista.

Conforme Landim, a Universidade Federal do Cariri será integrada aos campi já existentes de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que serão desmembrados da Universidade Federal do Ceará. Além disso, serão criados novos campi nos municípios de Icó e Brejo Santo. Inicialmente, serão oferecidos 27 cursos de graduação e a meta é atender a 6.490 novos estudantes de graduação e pós-graduação. "Será realizado concurso para a contratação de 197 professores, 212 funcionários de nível superior e 318 profissionais de nível intermediário. O projeto também cria 482 cargos de direção e funções gratificadas" salientou.

Nenhum comentário: