terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Funceme apresenta hoje prognósticos das chuvas no Ceará

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apresenta, hoje, o prognóstico da quadra chuvosa de 2014. Presidente e relator da Comissão Especial da Seca, os deputados João Jaime (DEM) e Welington Landim (PROS), disseram que estão preocupados com a possibilidade de o Ceará ter um ano com chuvas abaixo da média, e por isso vão retomar com os trabalhos do colegiado.

Eles querem mais empenho do Governo em ações de racionamento de água e aplicação das sugestões feitas pelo relatório apresentado pelo grupo. João Jaime disse que espera que a Funceme apresente um prognóstico favorável para a quadra chuvosa do Ceará, mas ressalta que caso isso não aconteça é importante que o Governo apresente, de imediato, um plano de contingencia para atuar a partir do anúncio do relatório do órgão, o que permitirá que a população não seja afetada de forma mais agressiva, como aconteceu nos últimos dois anos.

De acordo com ele, a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é de que o período chuvoso no Estado será de regular ou abaixo da média. "Se for abaixo da média, os açudes não vão ´pegar recarga´ e o Governo terá que apresentar um plano de contingência de como irá gerir os últimos recursos", apontou.

Ele sugeriu ainda que o Poder Executivo, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), faça uma campanha de esclarecimento para que a população economize água, mesmo aquelas pessoas de regiões abastecidas, como Fortaleza e Região Metropolitana. "Fortaleza também corre o risco de ficar sem água por conta do consumo desenfreado em época de seca. E temos que atentar porque a Copa do Mundo está chegando. O Governo até agora agiu como se nós tenhamos um grande inverno neste ano e que iríamos repor os reservatórios", disse ele, mas ressaltando que "é obrigação do Governo ter sempre um plano para quando as expectativas não se materializarem".

Nenhum comentário: