quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Notinhas de política - Por Donizete Arruda

CID LEVA MELHOR COM PMDB

A queda de braço entre o governador Cid Gomes e o PMDB pelo controle do Ministério da Integração Nacional provocou uma crise em Brasília. A presidente Dilma comunicou ao vice-presidente Michel Temer que o seu partido não ficará com a pasta, a ser entregue ao governador Cid, que poderá ocupá-la ou nomear alguém de sua confiança para o cargo na cota do PROS. Cid indicará o atual ministro, o cearense Francisco Teixeira para permanecer na função. Essa derrota para Cid enfureceu o PMDB, que promete uma reação ao Planalto.

VEM CHUMBO

Hoje, a direção nacional do PMDB se reúne em Brasília. O senador Eunício Oliveira desembarca cedinho no aeroporto JK, procedente dos EUA para o encontro. Há uma ala liderada pelo senador Vital do Rêgo e pelo deputado Eduardo Cunha que defende o rompimento com o Planalto.

LADO CLARO

Eunício conversou com o vice-presidente Michel Temer e está fechado com o PMDB na defesa do Ministério da Integração para Vital do Rêgo. É a primeira divergência explícita dele com o governador Cid. Temer retornará ao Planalto para tentar demover Dilma de entregar o cargo a Cid.

JOGOU BEM

A vitória, até agora, anunciada de Cid contra o desejo do PMD B pela Integração só comprova o prestígio do governador cearense com a presidente Dilma. Essa relação de confiança entre os dois enfurece o PMDB e em especial Michel Temer, que odeia a força de Cid e Ciro Gomes.

ADIANTADA

O presidenciável Aécio Neves concedeu entrevista coletiva ontem, em Brasília. Nos bastidores, um dos assuntos mais comentados era a aliança entre o PMDB de Eunício e o tucanato comandado por Tasso Jereissati. Aécio demonstra confiança que essa chapa será fechada.

MÃO DUPLA
O senador José Pimentel é voz dissidente no PT do Ceará e está a defender palanque duplo para a presidente Dilma no Estado. Tanto o candidato a governador de Cid quanto Eunício teriam direito a usar a imagem de Dilma e de Lula na TV e em todos os materiais de campanha.

AÍ, TEM HISTÓRIA
José Pimentel e Eunício já andaram conversando secretamente no Congresso. O líder da presidente Dilma, mesmo com o PT fechando com o PROS , não deve apoiar o candidato lançado pelo governador Cid. Pimentel tende a abrir uma dissidência e votar no senador Eunício.

RACHA PETISTA
O PT vai fechar com o PROS , dando o tempo de televisão para o candidato de Cid. Mas, o partido marchará dividido para as eleições de outubro. Quem sustenta isso é a ex-prefeita Luizianne Lins. Ela contabiliza apoios entre deputados federais, estaduais, vereadores e militantes para se opor, publicamente, ao acordo com o Abolição.

JUSTIÇA EM AURORA
Três anos sem direitos políticos e multa de 12 vezes o valor da remuneração recebida em 2008, quando esteve no cargo. Essa é a condenação judicial do ex-prefeito de Aurora, Carlos Macedo, por não enviar contas à Câmara no prazo constitucional e sonegar informações sobre convênios celebrados. Ele fica ainda proibido de contratar com o poder público e de receber benefícios, incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de cinco anos. Improbidade tem preço alto.

DESCULPE A IGNORÂNCIA, o governador Cid deu uma rasteira no vice-presidente Michel Temer e no sabido PMDB?

Fonte: Aqui CE 

Nenhum comentário: