segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Programa Minha Casa Minha Vida em Crato sai definitivamente do papel



O programa Minha Casa Minha Vida em Crato começa a sair definitivamente do papel na gestão do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos.De acordo com o secretário da Cidade, José Muniz, o Minha Casa Minha Vida existe, está em pleno funcionamento e passando agora pela parte burocrática, ou seja, efetivação  de convênios e  aporte de recursos para início das obras.

Ao mesmo tempo, a prefeitura iniciou nas comunidades ciclos de palestras para informar como a população pode participar do programa para adquirir sua casa própria, bem como, em outro momento, retornará aos bairros para cadastrar as pessoas.Em fevereiro as obras se iniciam. 

O secretário já manteve contato com as empresas ganhadoras que irão construir os conjuntos habitacionais. A prefeitura vai agora, segundo Muniz, fazer a sua parte deslocando famílias para os conjuntos e dotando os conjuntos de toda a infraestrutura possível, como creches, praças, ampliar escolas próximas para receber novos alunos, ampliar  o sistema de transporte escolar, enfim, montar toda a estrutura definitiva desses conjuntos habitacionais novos.

As primeiras casas do programa em Crato serão construídas em dois conjuntos habitacionais no Barro Branco. Estão sendo contratadas junto à Caixa Econômica mais 1.300 casas para  a construção de um conjunto na Vila Lobo (nas proximidades do Vale do Amanhecer)  outras  816 casas também na Vila Lobo, na entrada do Baixio das Palmeiras, na estrada que dá acesso à Arajara.   

O programa MCMV não se trata apenas de construir casas, mas de novos ambientes e surgimento de novas comunidades com estrutura montada gerando mais qualidade de vida para a população.

Para este ano de 2014 a prefeitura  em parceria com os governos federal e estadual inicia 1.578 casas com uma complementação que está sendo negociada passando de duas mil casas.  Até 2016 a previsão é que quatro mil casas sejam conveniadas com a Caixa Econômica Federal, órgão financiador do programa.

Com esses números do Minha Casa Minha Vida a ideia é diminuir significativamente o déficit habitacional do Crato, estimado atualmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 5.669 unidades habitacionais. 

Nenhum comentário: