quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A importância das mídias sociais para as eleições 2014

Durante décadas, a mídia tem sido a ferramenta chave para eleições políticas, de forma a contribuir com o poder de decisão dos eleitores entre os milhares de candidatos, sendo elas também uma ferramenta importante de aproximação que eles possuem com seu público. 
 Durante esse período, a mídia tradicional tem sido aprimorada, criando uma ferramenta de feedback instantâneo que gera um relacionamento muito mais próximo entre as pessoas, como a mídia social. E, acredite ou não, isso mudou e continua mudando em segundos o mundo! Agora as pessoas têm voz, possuem acesso fácil a informações que contribuem com a formação de sua opinião e assim acompanhar de perto seus candidatos, ou seja, eles têm a mais poderosa ferramenta em suas mãos.
 Para a eleição de 2014, os governantes e os partidos políticos devem levar em consideração as mudanças sociais em mídia e aplicá-las à sua campanha eleitoral para uma melhor performance. O que fazer para conquistar novos eleitores por meio das mídias sociais?

Seguindo o exemplo de Barrack Obama na eleição presidencial dos Estados Unidos, os eleitores devem ser segmentados por áreas geográficas, onde deve-se desenvolver estudos sobre bairros com o maior índice de população bque o apoia e investir em outros bairros que precisam ser trabalhados. Como resultado, o candidato pode focar o seu tempo nas áreas onde tem menos apoio do povo, com uma tentativa de mudar e persuadir esses eleitores, enquanto utiliza outras ferramentas para continuar em evidência onde já possui popularidade.
 Uma estratégia para os candidatos deste ano é criar perfis e aproximar-se dos eleitores por meio das mídias sociais sem medo de retaliação, permitindo um feedback instantâneo da população durante o horário eleitoral na TV e no rádio, uma vez que já foi provado que 60% das pessoas assistem à TV e navegam nas redes sociais simultaneamente.
Na questão de debates eleitorais, por que não ouvir a voz do povo nas mídias sociais e abordar as suas preocupações em seu discurso político durante o debate? Por que não abrir uma mídia social por alguns minutos durante o debate para responder a perguntas de eleitores no Twitter e Facebook? Essa estratégia simples, levada em consideração na hora de desenvolver as ações de marketing que nortearão a campanha, certamente irá angariar novos eleitores.

Vejam o Obama que está aí para provar que as mídias sociais realmente funcionam, sendo eleito pela segunda vez pela população americana a partir de sua popularidade na internet.
O Facebook é uma ótima ferramenta para segmentar a população geograficamente, e o Twitter tem se mostrado, nos Estados Unidos, uma grande ferramenta para promover debates entre a população e os futuros líderes. É uma chance de discutir soluções reais para os principais problemas do país.
 
As redes sociais tornaram-se a principal ponte entre o candidato e o povo brasileiro, onde as informações podem ser trocadas e debatidas em tempo real. Pense nisso!

Talita Fifer
Executiva de marketing da MKT Comunicação

Nenhum comentário: