terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Dilma e Lula propõem palanque duplo no Ceará para acalmar PMDB

Nó dado, quanto mais se estica a corda, mais apertado fica. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula se reuniram ontem (20), no Palácio da Alvorada, para tentar dirimir os conflitos nos estados, principalmente com o PMDB, um dos principais aliados. Uma das preocupações está no Ceará, onde o PT deve apoiar o candidato do governador Cid Gomes ao Palácio da Abolição, mas outro nome forte da aliança, senador Eunício Oliveira, também pretende concorrer ao Abolição.
Dilma e Lula pretendem apoiar candidatos regionais do PMDB nos estados para compensar a redução de espaço do partido depois da reforma ministerial. O "prejuízo" seria pago com palanques. Como é dada como certa a presença de Dilma e do ex-presidente ao lado do nome escolhido por Cid, ouvir suas vozes nas caixas de som da campanha do senador Eunício pode constituir a formação de palanque duplo no Ceará.
O jornal O Globo de hoje traz detalhes sobre a reunião de Dilma e Lula para acalmar a base aliada. Confira um trecho:
"Para conter a irritação no PMDB, que poderá ficar com espaço menor no governo depois da reforma ministerial, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula discutiram ontem, no Palácio da Alvorada, uma fórmula para vincular a troca na Esplanada à formulação dos palanques regionais nas eleições de outubro.
Em reunião que durou cinco horas, Dilma e Lula definiram como estratégia tentar convencer o PMDB a se conformar com o "prejuízo" na reforma em troca do apoio de Dilma a seus candidatos nos estadaos.
A presidente se comprometerá a ir a palanques do PMDB onde haverá mais de um candidato da base aliada, como no Rio, no Rio Grande do Sul e no Ceará - em alguns casos, podendo disputar inclusive contra nomes do PT."

Nenhum comentário: